O coaching e a carruagem

12/02/2019 08:01

A origem da palavra coaching vem do termo húngaro “Kocsi”. Kocs é uma cidade na Hungria, onde havia uma carruagem que se tornou muito especial e que se destacava das outras por ser uma carruagem coberta, muito mais veloz, estável, elegante e confortável, o que poderia ser comparado à limousine daquela época.

 

Tal carruagem começou a ficar popular pela sua forma rápida de levar seus passageiros ao destino desejado, através dos seus cocheiros que conduziam tais carruagens. Kocsi popularizou-se e passou ao alemão como “Kutsche”, logo ao italiano como cocchio, até se integrar como “coche” no espanhol.

Desta maneira começou-se a utilizar a palavra “coach” para designar o papel de transportar pessoas de um lugar a outro.

Assim como as pessoas eram transportadas naquela época de um local a outro, podemos entender hoje que o Coaching é um processo que transporta o coachee (cliente) de um estado atual para um estado desejado (resultado)!

Autor: Gustavo Gomes

Life Coach e Analista de Perfil Comportamental DiSC, Formado pela Sociedade Latino Americana de Coaching. Ajuda pessoas a compreender o que as impedem de atingir os seus objetivos | www.gustavogcoach.com.br

Compartilhe: