Três passos para colocar em prática o sonho de empreender

19/07/2019 08:08

Empreender com sucesso é o sonho de muitos. Mas as atitudes desafiadoras que são necessárias podem atrapalhar os jovens empreendedores a caminhar rumo aos seus objetivos. Confira três passos simples que poderão te ajudar:

1 – Saia do lugar – No mínimo irá aprender

Empreender é se desafiar e colocar alguma ideia em prática, é fazer acontecer e ter a responsabilidade pelas escolhas, mesmo que haja riscos. Nada menos que 60% da população sonha em abrir uma empresa, conforme pesquisa do Instituto Endeavor. É fato que o sonho de empreender muitas vezes não vira realidade.

E por que isso ocorre?

O motivo principal é o risco de não dar certo, interligado com o medo de perder os recursos dispostos ou também pela falta deles.

De uma forma ou de outra, é necessário pagar o preço para evoluir. Tem que existir coragem para agir. Ao sair do lugar, você aprenderá no caminho, desde que esteja disposto a criar novas competências e vencer obstáculos.

O que de pior pode acontecer?

Imagine que empreender é participar de um jogo. Em um jogo, existem apenas as possibilidades de vencer, empatar ou perder.

Perder o jogo é o pior cenário, principalmente se levar muito tempo para recuperação. Porém, a perda é momentânea e de uma forma ou de outra ela passa. Existem inúmeras histórias de empreendedores que voltam ainda mais fortes após algum fracasso. Tudo vai depender da vontade de vencer e do foco na solução.

Coach Gustavo Gomes

2 – Pense grande. Mas comece pequeno para reduzir os riscos

Pensar grande e sonhar alto é o que mantém a esperança do crescimento e da conquista, sempre sonhe grande e visualize a vitória. Mas ter os pés no chão também é importante para evitar perda de energia e decepção.

Começar pequeno diminui consideravelmente os riscos. Uma alternativa é reduzir a escala do seu negócio e testar na prática as atividades. Faça pesquisa mercadológica, estude a realidade da sua atividade e realmente coloque a mão na massa antes de assumir grandes compromissos.

O planejamento é indispensável, mas planejar demais retarda a ação e causa perfeccionismo. Uma alternativa é ir colocando em prática o que foi estruturado para ver os resultados, reduzindo os riscos.

3 – Se for para errar, erre agora. Se for para acertar, acerte agora.

Inicie hoje mesmo o seu projeto. Estude todas as possibilidades de levar o seu sonho adiante. Peça a opinião das pessoas próximas que são importantes para você e coloque a ideia em prática, mas tenha alguma atitude e não fique parado, pois isso atrasa os próximos passos.

Se errar, o resultado será o aprendizado. Você tem consciência de que quem está na chuva pode se molhar. E claro, você sabe que não vai ficar na chuva se molhando por muito tempo de braço cruzado, pois vai sentir a hora de avançar ou de recuar na sua atividade. Este é o papel do empreendedor.

Certo, errar é a possibilidade negativa e pode acontecer sim. Mas pensando positivo, o que vai acontecer se você acertar? O sonho será realizado.

É lógico que o sucesso não nasce do dia para a noite, é necessário muito trabalho e persistência. Inicie agora mesmo, esperar não vai resolver nada, já que você só vai gastar o seu precioso tempo de vida. Empreender é se desafiar a todo momento. Não espere para fazer acontecer, faça e espere para ver o que acontece!

Ou você acerta, ou você aprende!

17/07/2019 07:55

Pense nisso. Qual o único item, o único benefício que você tem hoje, a mais que ontem? A resposta, é claro, experiência.

O fracasso não existe, o que existe são resultados. O preço de pensar em fracasso é muito alto. Quem teme o fracasso, cria com antecedência as representações internas do que não funcionará em sua vida. É isso que impede pessoas a seguirem seus sonhos, uma vez que já criaram imagens ruins antecipadamente.

Você tem medo do fracasso?

E em relação ao aprendizado de todas as situações da vida, como se sente?

Você pode aprender com cada experiência que viver e ter sucesso em qualquer coisa que faça. Os humanos aprendem por meio de erros, não existe como transformar teoria em realidade sem passar pela prática.

coach gustavo gomes

Segundo Anthony Robbins, “Os super sucessos de nossa cultura não são pessoas que não falham, mas simplesmente pessoas que sabem que se tentarem alguma coisa e não obtiverem o resultado desejado, pelo menos tiveram uma experiência de aprendizado.”

A grande lição é que a crença do fracasso é um modo de envenenar a mente. Quando armazenamos emoções negativas, isso afeta nossa fisiologia, nosso estado mental e nossa energia. Além de tudo, também transmitimos este tipo de energia para outras pessoas.

É de extrema importância compreender que não existe nada de fracasso. Troque definitivamente esta palavra por resultado. O que produz resultado? As nossas ações. Se você agir de forma errada, vai trazer resultados ruins. Se agir de forma certa, vai trazer bons resultados. Ou seja, as nossas ações criam os resultados e podem ser mudadas. Nem sempre iremos acertar de primeira, por isso acredite no que você realmente quer e crie os seus próprios resultados.

Onde está o cliente ideal do seu negócio?

15/07/2019 11:36

Não é tão simples saber quem é o cliente ideal do seu negócio, principalmente porque requer muitas informações. Preparamos 4 passos para dar mais clareza e te ajudar nesta busca:

1 – Quem compra os seus produtos ou serviços?

Saber exatamente quem é o seu cliente é mais do que necessário. Com um público alvo definido, você pode formatar a mensagem que deseja transmitir. Criando uma comunicação direta e aceitável, pois você vai saber com quem está lidando e o seu cliente vai estar interessado no que você oferece.

Os consumidores frequentes dos seus produtos ou serviços equivalem ao seu perfil de cliente ideal, e com isto é possível saber automaticamente que precisam do que você oferece. O segundo passo é explorar estas informações para manter a clientela e aumentar o faturamento. É destas pessoas que você precisa cuidar e fornecer sempre o melhor tratamento possível, para que se sintam bem e voltem a consumir os seus produtos e serviços.

2 – O que o seu cliente ideal sente?

No cenário atual, a disputa pela atenção e pelo tempo são cada vez maiores. É muita informação disponível em todos os lugares. Diante disso, quanto mais corrido for o dia a dia das pessoas, mais “carentes” elas ficam, isso acaba sendo automático em nossa sociedade.

E o que isto tem a ver com a minha atividade?
Independentemente da sua atividade, é importante criar vínculo e saber sobre a vida dos seus clientes. O mínimo a fazer é perguntar como eles estão. Se interesse pelo seu cliente, cuide deles, mas não por obrigação, e sim por amor.

É necessário amar o seu cliente, pois é ele quem faz a sua atividade acontecer. Isto se chama relacionamento. E quanto mais forte for, menor a possibilidade do seu cliente te substituir por outro fornecedor.

coach gustavo gomes

3 – Como conseguir informações sobre o cliente ideal?

Uma vez que sabemos a importância do relacionamento com o cliente ideal, temos que descobrir o seu esconderijo. Nada mais prático do que buscar informações direto na fonte. Converse individualmente com cada cliente e saiba tudo sobre ele. Sempre que houver abertura, crie vínculo. É óbvio que não será possível ouvir todo mundo, mas crie este hábito em sua empresa.

Outra forma de conseguir informações rápidas sobre os seus clientes é por meio de sorteio de prêmios. Coloque uma urna em sua empresa para receber cupons e inclua algumas perguntas objetivas para o seu cliente responder e concorrer. Nestas perguntas, descubra a faixa etária do seu cliente, a localização que mora, a renda, a atuação, o telefone, o email, o nome completo, os lugares que frequenta, entre outras informações que você achar relevante. Aproveite e coloque uma opção sobre o seu atendimento e pergunte como melhorar. Use a criatividade e faça da forma que preferir!

4 – Aonde o seu cliente ideal está?

Agora que você já tem uma grande quantidade de informações sobre o seu cliente ideal, comece a analisar tudo e coloque em prática. Você está na frente da situação, mantenha o relacionamento com os clientes e logo eles retornarão cada vez mais ao seu negócio!

Esta pequena diferença entre TENTAR e FAZER pode estar atrapalhando a sua vida

12/07/2019 08:36

O que é tentar?

Formalmente a palavra “tentar” quer dizer buscar, arriscar, procurar conseguir, experimentar ter êxito. É muito usada no dia a dia das pessoas, porém nem sempre prega o comprometimento. Pelo contrário, usar o “tentar” pode resultar em derrota.

Se você quer alguma coisa, faça, mas faça o melhor que puder. Não basta tentar. Quando afirmamos o “vou tentar”, fica aquele pensamento: “se não der certo, ok, eu ia só tentar mesmo” ou “se der certo, então está ok”. Tentar sugere que você não vai dar o máximo, mas apenas o suficiente para testar a ideia, e às vezes, esse suficiente não é o bastante para chegar no sucesso.

Tentativa não há

Não existe o meio termo, o que leva ao sucesso é fazer. Imagine a condição do dono de um negócio que é o único sustento da sua família. Se este negócio estivesse dando errado, o dono iria fazer o seu melhor ou apenas “tentar”? Com certeza o “tentar” não iria ser exatamente a palavra que passaria pela sua cabeça, pois ele tem um motivo maior para se comprometer em fazer o negócio melhorar.

Vontade de fazer acontecer

Só excluir a palavra “tentar” do vocabulário não vai levar a pessoa para a condição de sucesso. O motivo maior, relacionado as suas metas e propósito, é o que vai dar energia e comprometimento para fazer acontecer ao invés de só “tentar”.

Perguntas para refletir

1 – No momento estou tentando realizar ou estou efetivamente realizando os meus objetivos?

2 – Qual o tamanho do meu comprometimento para fazer o que desejo?

3 – O que eu quero para a minha vida?

Comprometimento

O comprometimento é a capacidade acima do normal de fazer acontecer por propósito, por prazer e com alta dedicação. Barreiras existirão, novos caminhos aparecerão, porém não importa o que aconteça, ao assumir a condição de que irá conseguir, todos os obstáculos podem ser ultrapassados ou adaptados.

Lição aprendida

Assumir que vai “tentar” fazer, é praticamente assumir que não vai fazer. Quando a responsabilidade é chamada para si mesmo, o cérebro irá entender o comprometimento e vai estar com você na execução da ação. De uma forma ou de outra, mesmo com empecilhos, algum ponto positivo será alcançado durante a ação, seja a experiência ou a própria conquista!

Apenas 17% das pessoas do mundo seguem o caminho desejado

10/07/2019 07:23

Entre os antigos romanos, a palavra meta referenciava o sinal na pista dos circos que os cavalos deviam contornar. A definição formal diz que a meta é um objetivo que se almeja.

O problema é que, caso não seja bem elaborada, a meta mais paralisa do que impulsiona. Assim como um navio sem destino pode ser levado a qualquer lugar pelo mar, a falta de meta pode fazer a pessoa ser levada pela vida passivamente.

A grande importância
As metas são excelentes para quem quer evoluir na vida. Uma boa meta deve manter o equilíbrio entre a condição saudável da conquista e a pressão pela realização. Qualquer extremo pode resultar em fracasso, seja por desleixo ou até pelo excesso de afazeres. Resumindo, a meta bem feita elimina a possibilidade de vivermos uma vida sem pé nem cabeça.

Uma meta bem definida é fonte de inspiração. Quando se está engajado, a energia flui, e cria-se resistência para atingir os objetivos. O cansaço fica de lado, e a força de vontade cresce. Fazendo com que a pessoa atravesse momentos complexos.

Metas SMART
É a forma de se definir metas inteligentes. A validação de uma meta SMART é comparada ao “vestibular” da meta. Caso ela seja validada e esteja de acordo, pode continuar a aplicá-la!

Cada atributo (Específico, Mensurável, Atingível, Relevante, Temporal) define fatores para validar uma meta, conforme abaixo:

S (Específico) – A meta específica gera certeza do que tem que ser alcançado.
M (Mensurável) – A meta mensurável é possível de ser medida e acompanhada.
A (Atingível) – A meta atingível é viável para acontecer nas condições reais propostas.
R (Relevante) – A meta relevante prova facilmente algum tipo de resultado.
T (Temporal) – a meta temporal tem prazo real para acontecer.
Juntando os cinco atributos, a meta torna-se completa e pronta para ser alcançada. É por este motivo que apenas 17% das pessoas do mundo sabem o que desejam e realizam, pois seguem uma vida direcionada SEMPRE.

Qual o melhor caminho?
Sem metas definidas, será difícil saber aonde se quer chegar. Desenvolver um plano bem estruturado com objetivos reais a curto, médio e longo prazo, é o segredo para ir mais longe. Os objetivos deverão sempre estar alinhados com os valores. É importante definir quantificações, porcentagens e números reais que se quer atingir, para que se veja o progresso.

É prazeroso comemorar cada meta atingida, até mesmo pequenas realizações agrupadas tornam-se grandes. Cada meta alcançada brilhará nos olhos do realizador. As lembranças valerão à pena para toda a vida. Não existem limites para sonhar, cada ser humano é único e pode lutar pelo seu melhor, começando agora mesmo!

Não tomar uma decisão é uma decisão

08/07/2019 11:10

É fato que as decisões podem mudar as nossas vidas, pois elas determinam os nossos próximos passos. Por exemplo, se você decide ir para o trabalho por um caminho, você vai ver as coisas deste caminho. Se for por outro, haverá outra sequência de coisas.

Mas o que isto importa? A cada momento estamos “escolhendo” o que fazer a seguir. Quando vamos ao mercado, nós escolhemos o que colocar no carrinho. Quando vamos sair para almoçar, nós escolhemos o lugar, sempre dentro da nossa realidade. Pensando em larga escala, nós sabemos que desde as pequenas até as grandes decisões de hoje serão o exato reflexo das nossas vidas no futuro.

Vamos olhar um pouco para trás. Você consegue lembrar quais foram as principais decisões que você tomou em sua vida no mês passado? E no último ano? Vamos ainda mais longe. E nos últimos dez anos, você lembra quais foram as principais decisões tomadas? Esta reflexão nos faz ter clareza do momento atual.

Tony Robbins afirma que “É nos momentos de decisões que o seu destino é traçado.” Nós condicionamos o nosso cérebro para tomar decisões. Quanto mais decisões tomarmos, melhor vamos ficando. A partir do momento que decidimos fazer alguma mudança profunda em nossas vidas, é uma certeza que vamos viver de forma bem diferente do que estamos acostumados.

A decisão de não fazer o que você sonha também é decisiva para te levar aonde você não deseja. A vida passa rápida e o ser humano as vezes se culpa demais, olhando só para o passado e se lamentando do que errou. O fato esquecido é que quase sempre existirá uma segunda chance e um novo caminho para fazer os seus desejos se tornarem realidade.

Mas como iniciar uma mudança? Siga a sua intuição. Se pergunte: Como eu quero que a minha vida esteja daqui a um ano? E daqui a cinco anos? E daqui a dez anos? Pense no que é necessário ser decidido hoje e comece a agir. Baseado nas suas respostas, decida hoje viver os seus sonhos. Comece agora a criar o seu caminho para chegar aonde você realmente deseja!

As pessoas certas, no lugar certo e na hora certa

05/07/2019 07:44

Esteja com as pessoas certas, na hora certa e no lugar certo. Apareça para a vida . Apareça para o seu sucesso.

Mas o que é na prática estar com “as pessoas certas na hora certa”? O que é “aparecer”?

Isso é só mais um hábito na vida, é se envolver com interesses parecidos com os seus. Quem quer se desenvolver e evoluir em sua vida pessoal ou em seu negócio, tem que se envolver com esse meio e trocar experiências com pessoas desse meio.

Quem vai ter mais sucesso… quem estiver focado em estar com as pessoas que estão fazendo acontecer em sua vida financeira ou quem vai estar isolado sem adquirir informações, apenas deixando os acontecimentos externos decidirem a sua vida?

Se uma pessoa quer melhorar os seus resultados financeiros ela precisa de informação nova para colocar em prática. Seja com a leitura, seja andando com um grupo de pessoas que são bons nisso, seja em treinamentos ou qualquer outra forma de evolução.

O importante é aparecer para este mundo que ela deseja ter mais sucesso. Ficar escondido esperando acontecer não vai dar certo. O negócio é entrar na chuva para se molhar mesmo. Assim os resultados serão consequência do esforço!

 

Por que ocultar o medo e compartilhar coragem?

03/07/2019 08:31

Todos temos medos e fraquezas. As nossas vulnerabilidades são de fato o que mais nos atrapalham de ir rumo aos objetivos, já que elas que nos travam. Porém, a grande diferença está em continuar agindo apesar delas. Compartilhe coragem ao invés de só pensar no medo.

Tem que seguir em ação. Se tiver com medo, vai com medo mesmo. Guarde o medo para você e foque nas suas qualidades, coloque para fora a sua coragem e foque nela. O medo vai continuar ali e vai ficar tudo bem. O resto será consequência…

No cenário atual, é muito importante colocar em prática o que precisa ser feito, mesmo que não seja perfeito. Alguma experiência você vai ter com a ação realizada. É fato que ficar na inércia não trará nenhum resultado.

Não existe tempo a perder. Dê o primeiro passo hoje rumo aos seus objetivos e continue aprendendo no caminho.

Lembre-se que o conhecimento e a prática devem que caminhar juntos. O conhecimento é como a inspiração e a prática é a expiração. Inspire conhecimento e expire ação. Nesse ritmo as coisas acontecem mais rápido. Bora fazer acontecer!

Era uma vez um plano de vida que não era seu…

01/07/2019 11:16

Qual o seu próximo passo? Para onde você está indo? Se você não traçou um plano para você mesmo… os resultados esperados provavelmente não iram aparecer.

Seja na vida pessoal ou seu negócio, é necessário ter um caminho específico a seguir, com uma estratégia bem planejada rumo ao que você tanto deseja.

Pode parecer complicado, mas não é. Na verdade é bem mais simples do que parece. Uma boa tática é dividir este objetivo em partes menores, também específicas. Isto facilitará a visualização dos próximos passos e a mensuração dos resultados.

Organize a sua mentalidade para fazer com que o seu planejamento te mova mais rápido. Coloque no papel hoje tudo o que você deseja realizar até 01/07/2020.

Quando você traça os próprios planos desta forma, você não fica a deriva na vida e evita de virar consequência do plano de outras pessoas. E claro, lembre-se de transformar o que está no papel em AÇÃO, senão nada muda.

Ao invés de contar a história “era uma vez um plano de vida que não era seu”, conte a história “era uma vez o meu plano de vida, que eu escolhi e fiz acontecer!”

Chegou a hora de assumir o leme da sua vida e ir em direção aos seus verdadeiros objetivos!

Por que a preparação é a base para a confiança?

28/06/2019 07:32

A preparação é a base para aumentar a confiança e consequentemente trazer o sucesso mais perto de você!

Sempre que travamos ou não temos resposta ou força para continuar seguindo em frente, seja em nossas vidas ou em nosso negócio, a solução é uma só, se preparar mais.

Por que se preparar é tão importante? Por que é exatamente este ponto que nos trás mais confiança e energia para chegar ao que desejamos.

Por exemplo, não existe como um jogador de futebol só jogar sem treinar (isso é muito raro), pois ele não vai estar preparado psicologicamente e fisicamente para o jogo. E mesmo ele estando preparado, muitas vezes nem tudo dá certo.

A mesma coisa acontece em nosso dia a dia. O quanto você está preparado para a sua jornada? E para a jornada da vida extraordinária aonde você alcance os seus sonhos?

Certo, isso é claro. Mas como se preparar? Tudo começa com a mentalidade de sucesso, prepare sua mente para vencer. E para preparar a sua mente para vencer, tenha claro o que você deseja alcançar.

Siga os passos com o seu instinto, você é a pessoa que mais sabe sobre você. Entenda que é necessário CONTINUAR AGINDO, mesmo diante das dificuldades (geralmente nas primeiras dificuldades as pessoas comuns já desistem dos sonhos e voltam para a vida de sempre).