Aprendendo a lidar com a euforia e com a pressão

15/02/2019 11:35

Todo empreendedor sonha em evoluir e crescer cada vez mais em seu negócio. Isso é realmente algo muito importante, pois é o que mantém a chama acesa. Aquela chama que dá vontade de realizar muito mais hoje do que ontem. Porém, às vezes esta ambição em excesso pode causar problemas, principalmente quando ficamos cegos pelo excesso de confiança.

Quando o empreendedor acha que “está podendo” e esquece os dois lados, existe uma grande chance de se machucar. Por isso, quando surgir uma espiral positiva, faça sempre essa pergunta: nós queremos crescer “por ego” ou “por vontade de construir”?

Por outro lado, para lidar com a pressão do dia a dia, encontre a sua própria válvula de escape. Procure sempre intercalar o dia a dia na gestão com hábitos e hobbies que lhe façam bem. Esportes, culinária, atividades intelectuais, viagens… não importa quais sejam. O importante é saber que tem que ficar no meio termo para manter a sua chama acesa.

O que vale é equilibrar, pelo bem da gestão e da vida. Sempre antes de subir com os dois pés no próximo degrau da sua escada da vida, primeiro pise com um para ver se está firme o suficiente. Se estiver, continue subindo de forma equilibrada!

A desistência fugiu do vocabulário

14/02/2019 11:09

A persistência é uma das maiores aliadas do sucesso. Quando você tem objetivos que mexem de verdade com você, duas coisas podem acontecer:

1 – Você alcança estes objetivos;
2 – Você desiste destes objetivos.

Enquanto houver chances, não existe motivos para desistir. Como nenhum plano resiste ao campo de batalha, é fato que as coisas nunca vão sair exatamente como planejamos. Sempre vai ter divergências e dificuldades no meio do caminho, pois a vida é assim.

Porém, temos que estar preparados para ultrapassar barreiras e para lidar com estas objeções. Nada será perfeito, mas também não será imperfeito. A nossa forma de enxergar as coisas é que faz toda a diferença.

Considerando isto, saiba que persistir é sempre a melhor opção, pois quando persistimos assumimos a responsabilidade de ir até o fim. Mesmo apanhando da vida e com todas as dificuldades, continuamos em pé rumo as nossas metas.

“Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto você aguenta apanhar e continuar. O quanto você pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha.” -Rock Balboa.

Jamais deixe a desistência influenciar os seus objetivos, faça esta palavra fugir do seu vocabulário!

O caminho mais curto pode deixar o sonho mais longe

13/02/2019 10:17

Todo ser humano sonha em alcançar os seus objetivos e viver em um mundo de sonhos. Afinal, a vida passa tão rápido, por que não viver em função das coisas que tanto se deseja? O problema começa na obsessão excessiva por querer alcançar a qualquer custo o que se deseja.

Neste caso, muitas vezes o ser humano fica atentado a seguir atalhos ou a pular etapas para chegar nas suas metas. O caminho de atalhos pode fazer uma pessoa perder muito tempo, pois ficar rodando acreditando que está seguindo um caminho, mas nunca conseguir chegar nele, irá atrapalhar todo o processo da conquista da meta e fará que tudo seja reiniciado novamente.

O sucesso tem um preço, que é diariamente seguir os pequenos passos, sem olhar somente para as dificuldades. Ter sucesso dói, pois sempre fica ruim antes de ficar bom. A tarefa é árdua,  porém, seguindo firme e sempre para frente, aos poucos o esforço será recompensado. Sempre olhe o quanto você já evoluiu e encontre forças para superar o que te falta.

Mas o que fazer? Para ganhar tempo e ter mais facilidade, troque experiências com pessoas que já viveram a sua situação. Hoje em dia existem muitos conteúdos na internet de pessoas que provavelmente já vivenciaram na prática os sonhos que você deseja.

Ou seja, ao invés de seguir atalhos ou ficar tentando a sorte por conta própria em um caminho que você está criando, pense em trazer mais alternativas de pensamentos e comportamentos externos, em relação ao que você tem hoje. Desta forma, logo você estará mais perto do caminho dos seus sonhos!

O coaching e a carruagem

12/02/2019 08:01

A origem da palavra coaching vem do termo húngaro “Kocsi”. Kocs é uma cidade na Hungria, onde havia uma carruagem que se tornou muito especial e que se destacava das outras por ser uma carruagem coberta, muito mais veloz, estável, elegante e confortável, o que poderia ser comparado à limousine daquela época.

 

Tal carruagem começou a ficar popular pela sua forma rápida de levar seus passageiros ao destino desejado, através dos seus cocheiros que conduziam tais carruagens. Kocsi popularizou-se e passou ao alemão como “Kutsche”, logo ao italiano como cocchio, até se integrar como “coche” no espanhol.

Desta maneira começou-se a utilizar a palavra “coach” para designar o papel de transportar pessoas de um lugar a outro.

Assim como as pessoas eram transportadas naquela época de um local a outro, podemos entender hoje que o Coaching é um processo que transporta o coachee (cliente) de um estado atual para um estado desejado (resultado)!

Quer saber se você está evoluindo em direção ao que deseja?

11/02/2019 12:23

Todo ser humano fica na dúvida se está no caminho certo, se está fazendo o que deveria ser feito, ou até mesmo se não está perdendo outra oportunidades em sua vida.

Acontece que a vida passa tão rápido que não temos como abraçar o mundo e nos dedicar para tudo o que gostaríamos.

 

Porém, quando paramos e olhamos para trás, fizemos muitas coisas que nos ajudaram a evoluir, mas praticamente não percebemos ou não damos o valor que deveríamos a tudo isto.

Vamos chamar a sua situação atual hoje de ponto “A”. Já a situação que você deseja para a sua vida, vamos chamar de ponto “B”.

Desta forma, confira os 5 passos para medir a sua evolução de forma eficaz:

1 – Você precisa estar indo do ponto “A” (estado inicial) para o ponto “B” (alguma meta);

2 – Não pense só no quanto falta para chegar na sua meta no ponto “B”;

3 – Olhe para trás e pense no quanto você já se afastou do ponto “A”;

4 – Ao medir a sua evolução desta forma, com gratidão e valorização do quando já se afastou do ponto “A”…

5 – Você terá mais energia para continuar no trajeto rumo ao ponto “B”, que é sua meta tão desejada!

A grande chave para a evolução rumo as suas metas é ter gratidão pelo que já vivenciou, mas sempre buscando o próximo passo rumo as suas metas. A ação gera ação, ficar parado não resolve. Bora agir!

Era uma vez na Lua

08/02/2019 08:04

Em um mundo com tantas informações disponíveis, estar com a cabeça no mundo da Lua é cada vez mais comum.

Segundo Augusto Cury, médico psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor, a quantidade de informações que uma criança de sete anos tem acesso hoje é a mesma quantidade que os imperadores de mais de trezentos anos atrás possuíam para tomar as decisões pelos seus países.

Ou seja, o mundo digital transformou totalmente o acesso a informação e ao entretenimento. E qual o problema disso? O problema é que assim como a falta de informações paralisa as ações de uma pessoa, o excesso também causa o mesmo efeito.

Como ter foco com tantas redes sociais, vídeos, filmes, jogos, documentos e conteúdos infinitos disponíveis na internet?

O primeiro segredo é fazer uma coisa de cada vez, de olho em seu objetivo. O segundo segredo é fazer o que é mais importante primeiro. E por último, o terceiro segredo é anotar tudo em uma agenda para realizar.

A partir do momento que existe a clareza do que deve ser feito, o ser humano consegue se organizar para fugir deste excesso de informações e não ficar no “mundo da Lua” em relação aos seus objetivos!

 

 

Reflexos de um dia ensolarado

07/02/2019 10:48

O sol simboliza a energia. É fato que em dias de sol o ser humano fica mais animado. A luz do sol é essencial para a vida, e nas proporções ideias, aumenta a motivação interna.

Esta simbologia da energia oferecida, cria uma nova realidade para o dia seguinte, já que nenhuma noite resiste a luz do sol. Esta é uma metáfora de clareza, de uma nova chance que está por vir.

Certo, mas e as noites e os dias chuvosos?

Como não existem só períodos de sol o tempo todo, a noite e os dias chuvosos também devem produtivos para o ser humano. Nestas horas não temos que esperar ser iluminados, temos que começar a iluminar, mas de dentro para fora.

A motivação está ligada aos sonhos e ao desejo de realização dos mesmos. Quando estamos engajados com os nossos sonhos, nos sentimos verdadeiramente iluminados, sem depender de fatores externos como estímulo.

Qual são os seus maiores desejos e sonhos? 

Um dia de sol é muito indicado para a renovação de metas. Uma boa hora para tirar aquele velho sonho do papel e transformar em uma nova realidade. Nunca é tarde para recomeçar e buscar os sonhos desejados!

Ao assumir a postura de iluminar, de criar força interna e ter clareza do que quer para o futuro, o ser humano vai direto para o caminho de sucesso e realizações!

O brilho eterno de uma meta com lembranças

06/02/2019 12:11

Entre os antigos romanos, a palavra meta referenciava o sinal na pista dos circos que os cavalos deviam contornar. A definição formal diz que a meta é um objetivo que se almeja.
O problema é que, caso não seja bem elaborada, a meta mais paralisa do que impulsiona. Assim como um navio sem destino pode ser levado a qualquer lugar pelo mar, a falta de meta pode fazer a pessoa ser levada pela vida passivamente.

A grande importância
As metas são excelentes para quem quer evoluir na vida. Uma boa meta deve manter o equilíbrio entre a condição saudável da conquista e a pressão pela realização. Qualquer extremo pode resultar em fracasso, seja por desleixo ou até pelo excesso de afazeres.
Uma meta bem definida é fonte de inspiração. Quando se está engajado, a energia flui, e cria-se resistência para atingir os objetivos. O cansaço fica de lado, e a força de vontade cresce. Fazendo com que a pessoa atravesse momentos complexos.

Metas SMART
É a forma de se definir metas inteligentes. A validação de uma meta SMART é comparada ao “vestibular” da meta. Caso ela seja validada e esteja de acordo, pode continuar a aplicá-la!

Cada atributo (Específico, Mensurável, Atingível, Relevante, Temporal) define fatores para validar uma meta, conforme abaixo:

S (Específico) – A meta específica gera certeza do que tem que ser alcançado.
M (Mensurável) – A meta mensurável é possível de ser medida e acompanhada.
A (Atingível) – A meta atingível é viável para acontecer nas condições reais propostas.
R (Relevante) – A meta relevante prova facilmente algum tipo de resultado.
T (Temporal) – a meta temporal tem prazo real para acontecer.
Juntando os cinco atributos, a meta torna-se completa e pronta para ser alcançada.

Qual o melhor caminho?
Sem metas definidas, será difícil saber aonde se quer chegar. Desenvolver um plano bem estruturado com objetivos reais a curto, médio e longo prazo, é o segredo para ir mais longe. Os objetivos deverão sempre estar alinhados com os valores. É importante definir quantificações, porcentagens e números reais que se quer atingir, para que se veja o progresso.

É prazeroso comemorar cada meta atingida, até mesmo pequenas realizações agrupadas tornam-se grandes. Cada meta alcançada brilhará nos olhos do realizador. As lembranças valerão à pena para toda a vida. Não existem limites para sonhar, cada ser humano é único e pode lutar pelo seu melhor, começando agora mesmo!

7 Lições aprendidas com o filme “O Poderoso Chefão”

05/02/2019 08:00

Um grande clássico do cinema, considerado uma das melhores histórias já feitas, os filmes da trilogia “O Poderoso Chefão” trouxe alguns aprendizados úteis para as nossas vidas.

Independentemente da parte fictícia e das imperfeições da história, existem coisas que de fato podem nos inspirar, se olharmos para o lado bom de cada lição:

Lição 1 – Ajude as pessoas da mesma forma que gostaria de ser ajudado: Cuide das pessoas e aumente sua rede de contato sempre que possível, isso vai causar gratidão nas pessoas ao seu redor;

Lição 2 – Agir por impulso pode acabar com todas as suas chances e
te deixar vulnerável: Comportamentos por impulso podem te levar a um caminho bem ruim. Não deixe só a emoção tomar conta de você, pois no calor da emoção as vezes fazemos coisas das quais vamos nos arrepender muito;

Lição 3 – Respeite as pessoas como elas merecem ser respeitadas: Não trate mal as pessoas, pois um dia você pode precisar delas e pode ser complicado reconquistar a confiança de alguém que foi desrespeitado;

Lição 4 – Quando as coisas não dão certa por um caminho, saiba recomeçar
por outro: Entenda a hora de parar ou mudar a rota, insistir por algo que não dá certo de forma algum pode ser pior para você. Se recomponha e crie um uma nova realidade;

Lição 5 – Planeje os seus passos e crie planos específicos para atingir os seus objetivos: Saiba que os detalhes são muito importantes em um planejamento, tenha até a data e hora das tarefas do seu plano para fazer as coisas acontecerem em sua vida;

Lição 6 – Nem tudo se resolve com agressividade, utilize a negociação para
resolver os seus problemas: O diálogo ainda é a melhor maneira de tratar os problemas, quanto mais se tem diálogo, mais a solução se aproxima;

Lição 7 – Não deixe todas as pessoas saberem dos seus planos, guarde só para você e para as pessoas próximas: Antes de contar a todos os planos que você está pretendendo realizar, primeiro comece a fazer acontecer e guarde esta energia para você, desta forma a sua chance de se sabotar ou achar que deve satisfação para as pessoas diminui.

O elemento mais flexível controla o sistema

04/02/2019 13:52

A flexibilidade comportamental do ser humano é algo muito importante. Em um mundo onde cada pessoa é diferente uma da outra, é impossível agradar a todos. Sabemos que cada um possui seu gosto e sua vontade própria, mas como fica essa situação de tantas vontades e gostos diferentes?

Partindo deste princípio, a flexibilidade nos comportamentos é fundamental para quem deseja ter equilíbrio e controle das situações. O primeiro passo é usar a empatia, se colocando no lugar das outras pessoas antes de agir por impulso.

Quando algum ser humano quer tudo do seu jeito, ele pode não conseguir alcançar tudo o que gostaria, já que vai bater contra a parede várias vezes em função destas diferenças propostas pela sociedade.

A água é um exemplo perfeito que mostra como ser flexível. Imagine que se a água não consegue passar por um lugar, ela vai passar por outro. Ou talvez ela mude o seu estado, podendo virar gelo ou evaporar, mas depois retorna ao seu estado normal. É fato que a água acaba “controlando o sistema”, pois ela sempre encontra alternativas diante as circunstâncias.

Trazendo esta comparação para a realidade, o ser humano tem sempre que ter o seu “plano b” ou estar preparado para lidar com as objeções. Nem sempre as coisas serão como queremos. Na prática, geralmente as coisas não saem exatamente como o planejado, mas temos que levar esta lição para manter o foco no que desejamos alcançar.

A reflexão principal é que ter flexibilidade no comportamento e nas reações vai trazer mais controle emocional e confiança no dia a dia. Acredite que se não for de uma forma, será de outra! Mas nunca deixe de sonhar com o que você deseja.