Não foi

10/07/2020 14:17

Um eleitor publicou nas suas redes sociais um comentário falando de política, manifestando sua opinião e desejos com relação ao pleito deste ano e marcou o pré-candidato a prefeito de Piçarras, Thiago Baltt (MDB). O cartório eleitoral notificou o candidato de que haveria uma publicação cujo entendimento foi de propaganda eleitoral fora do prazo e que fosse imediatamente retirada.

Retirou
Thiago retirou a marcação que foi feita do seu nome na referida postagem do eleitor; não foi ele que fez, apenas foi marcado. Contudo, foi o que bastou para que alguns o atacassem de toda forma nas redes sociais, como se tivesse cometido uma ilegalidade. O MDB de Piçarras, se manifestou em nota.

NOTA OFICIAL SOBRE REDES SOCIAIS E O PRÉ-CANDIDATO TIAGO BALTT

No dia 08 de Julho de 2020, quarta-feira, às 19:25min, o Cartório Eleitoral de Balneário Piçarras, Zona 68, notificou o pré-Candidato do MDB de Balneário Piçarras, Tiago Baltt, em decisão liminar, sobre a existência de propaganda eleitoral fora do prazo legal promovida por um eleitor desta cidade. O fato gerador desta notificação diz respeito a um eleitor que fez referência ao número do partido como coincidente ao novo dia designado para a realização das eleições municipais. Este eleitor, ao fazer sua postagem na rede social, mencionou o nome e marcou o pré-candidato Tiago Baltt, apenas isso. O Juiz Eleitoral Luiz Carlos Vailait Júnior, decidiu pela imediata retirada da publicação que o eleitor efetivou em um grupo de redes sociais na qual o pré-candidato Tiago Baltt estava marcado. Por este motivo, exclusivamente por este motivo [ter sido marcado], ocorrera a notificação judicial ao pré-candidato Tiago Baltt. Em irrestrito e em pleno acordo sobre tal decisão proferida o MDB de Balneário Piçarras tomou todas as decisões necessárias, pelos atos de sua Presidente Andressa Pera.

I – OS FATOS
1. É verdade, é a mais pura verdade que um eleitor de Balneário Piçarras fez referência aos seus desejos pessoais sobre política e sobre eleições, usando, para tanto, a sua página pessoal na rede social Facebook.
2. É verdade, é a mais pura verdade que a imposição deferida ao pré-candidato do MDB de Balneário Piçarras Tiago Baltt se refere apenas e tão somente ao fato de o próprio ser obrigado a retirar quaisquer vínculos com esta publicação realizada por terceiros. Fato já realizado, porque decisão judicial se cumpre. Está cumprida.
3. É verdade, é a mais pura verdade que nenhum pré-candidato ou presidente de partido, embora cientes de que o período da propaganda eleitoral ainda não teve início, não tem controle sobre o comportamento e atitudes de publicações em redes sociais realizadas por terceiros. Esta conduta é individual e pessoal.
4. É verdade, é a mais pura verdade que tal decisão judicial se tratou de mera notificação para retirada de postagem. Não se trata de decisão que implique em reconhecimento da prática de crime ou qualquer outro problema legal que possa sugerir, indicar, proferir, afirmar que o pré-candidato a prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt, seja um “#Fora da Lei”.

II – O USO DOS FATOS
5. É notório que o uso deste fato político, carregado de emoções e intenções eleitorais, causa um grave problema aos processos democráticos respeitosos. A própria nomenclatura “#Foradalei” revela uma intencionalidade, uma necessidade, um apelo ausente dos fatos, mas presentes nas intenções.
6. É notório que muitos e muitos estão usando eleitoralmente este fato para tentar prejudicar as posturas sempre claras, os comportamentos sempre seguros, os compromissos sempre democráticos do pré-candidato Tiago Baltt. Este abuso gera uma disputa de ataques, de desonestidades, de movimentos de caráter duvidoso ao respeito que desperdiça o tempo das pessoas, dos servidores públicos e da justiça. E, sobretudo, porque prejudica a Boa Política.
7. Para todas as questões que sejam de conotação legal, as medidas tomadas pelo MDB de Balneário Piçarras serão de referência legal. Para todas as outras questões nossa preocupação será o lado da Boa Política.

ANDRESSA PERA
PRESIDENTE DO MDB
DE BALNEÁRIO PIÇARRAS

Foto (Divulgação)

Autor: JC

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Compartilhe: