Em nova sintonia

09/10/2019 19:25

Após algumas rusgas surgidas na sequencia da realização da audiência pública que discutiu alternativas de travessia e a situação do Ferrolho entre a city peixeira e Navega-City no mes de, quando o deputado verdolengo Ivan Naatz (PV, por enquanto) criticou a ausência do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), o relacionamento entre ambos parece ter entrado em uma nova sintonia de paz e amor .

Afagos
Pelo menos, a julgar pelas longas conversas e afagos durante a abertura oficial da Marejada 2019 na última terça-feira, no Centreventos, quando Naatz, a exemplo de outros deputados da leleia, prestigiou o evento e aproveitou para saborear um prato típico à base de bacalhau em jantar com Morastoni e o filho vereador licenciado e secretário Thiago Morastoni (MDB).

TPAs se alastram
E ainda com relação ao deputado Ivan Naatz, o mesmo voltou a alertar essa semana na leleia que a criação dos chamados “pedágios urbanos “, tipo TPA – Taxa de Preservação Ambiental de Bombinhas, começa a se alastrar pela região litoranea catarinense .

Celso Ramos quer…
É o caso de Governador Celso Ramos, que finalizou processo de licitação neste sentido e definiu que a partir de 1° de novembro deste ano até o dia 30 de abril de 2020 os turistas que visitarem o local vão pagar a famigerada TPA. O detalhe é que a empresa que venceu a licitação da TPA é a mesma que opera em Bombinhas e os testes nos equipamentos já começaram a ser feitas para recolher o dim dim da turistaiada.

Empresa especializada
A empresa operadora do sistema é a Insight Engenharia e Consultoria Ltda – ME , com sede em Blumenau , que tem como sócio –administrador o ex-vereador Fábio Fiedler, aliás, um dos condenados pela justiça eleitoral em 2018 à inelegibilidade por irregularidades que teriam sido cometidas na campanha municipal de 2012.

Uma ‘franquia’ que arrecada bem…
O preço total a ser pago a empresa no período de arrecadação será da ordem de R$ 8 milhões e 934 mil , segundo consta no processo de licitação. “Isso esta virando uma verdadeira franquia, um negócio somente com objetivo de arrecadar e prejudicar o direito de ir e vir do cidadão”, observa Ivan Naatz, que é autor de uma PEC – Projeto de Emenda Constitucional que tramita na leleia e que proíbe a cobrança dos chamados ‘pedágios urbanos’ na Santa & Bela Catarina.

Querendo…
Enquanto não ocorre a aprovação ou não da PEC mais municípios continuam estudando a possibilidade de implantar suas TPAs, caso de Garopaba, Itapoá, Laguna e até Florianópolis, que debateu o assunto no mês passado.

Foto (Divulgação)

Autor: JC

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Compartilhe: