Puxando a sacaria do escriba

25/10/2020 14:02

O chargista Pirão D’água, puxando a sacaria do socadinho escriba, na coluna e blog do JC.

Eleições peixeira

Faltando menos de um mês para as eleições peixeiras, o clima de paz e amor entre os candidatos já é coisa do passado. Agora, cada um usa a sua estratégia para conquistar o voto suado do eleitor. Realizações, críticas, propostas, acusações; tem de tudo!

Fundão
O candidato Patrick Dauer (Avante), que até agora não deu uma palavra sequer no seu programa eleitoral, tem defendido como principal bandeira de campanha não usar o dinheiro do fundo eleitoral. Uma boa atitude, mas muito pouco pra convencer a grande massa de que isso é estar preparado para governar.

Vermelhinhos
João Vecchi (PT), o candidato do nível quântico superior, tem defendido mudança com humanização. Sempre feliz da vida, Vecchi fala de suas propostas, mas sem bater em ninguém. Fala pouco do Partido dos Trabalhadores, deixando o vermelho meio escondidinho…

Enxugar
Já o candidato Osvaldo da mancha branca Mafra (Solidariedade) fala muito em enxugar a máquina pública. Se coloca como uma opção de mudança com experiência, prometendo governar só com sete secretarias. Será possível?

Tudo ruim!
Já o Robison Coelho (PSDB) é o candidato que mais bate na situação. O tucano, que tem como pontos negativos a inexperiência e estar abraçado com a turma do PSL do governador Carlos Moisés, tem feito uma campanha de ataque.

Só bater…
Robison reclama de tudo e debulha que nada presta em Itajaí. Com a crise da água, Robison tem batido ainda mais na situação, pra tentar mais votos. Mas só bater e não mostrar trabalho pode ser um grande problema também…

Propostas
Já o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), candidato à reeleição, tem feito uma campanha propositiva, mostrando o crescimento da cidade e o trabalho que realizou em todas as áreas nesses quatro anos. Em contrapartida, é alvo de todos os demais e tem sido criticado por causa da água suja e salgada.

Foto (Divulgação)

Rômulo

Em visita ao pançudinho escriba, o candidato a vereador, Rômulo Mafra (PT), falou de seus projetos. Um deles é a luta por um transporte público municipalizado com tarifa gratuita para idosos, estudantes, trabalhadores desempregados e os sindicalizados. Outra proposta de Rômulo é apoiar a criação de um aplicativo que seja gerido em cooperativa pelos entregadores de zicas e motocas.

Campanha

Rômulo Mafra está fazendo campanha forte pelas redes sociais especialmente pelo seu perfil no Facebook (https://upload.facebook.com/romulomafraITJ), onde tem feito transmissões ao vivo, nas terças, quintas-feiras e domingos, às 19h30, respondendo perguntas dos eleitores que interagem nos comentários.

Foto (Divulgação)

Calinho

23/10/2020 12:00

O candidato a vereador de Itajaí, Calinho Mecânico (MDB), esteve na choupana apresentando seus projetos. Ele, que é vereador há décadas, diz que quer continuar lutando pelo povo, principalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Calinho visita diariamente os pontos de atendimento à saúde na cidade, buscando melhorias para a população.

Foto (Divulgação)

Quase parando…

A passagem do governador bombeiro, Carlos Moisés (PSL), pela Dubai brasileira, pra uma visita à obra do mais do que demorado Centro de Eventos da Dubai brasileira, foi pífia. Esvaziada, não apenas por conta do período eleitoral, mas, por conta do mandatário-mor da Santa & Bela Catarina, que enfrenta neste momento uma votação que pode lhe afastar do cargo por cento e oitenta dias.

Eventos
No caso de Balneário Camboriú, o próprio Governo do Estado, reconhece que recebeu a obra com mais de 90% de sua realização e, finda-se dois anos, sem que tenha entregue. Garantiram que estará pronto até o final deste ano para que o empreendimento que recebeu mais de 139 milhões de reais com recursos estadual, federal e municipal seja entregue à iniciativa privada para que seja tocado por 20 anos.

Quase…
…parando. O Centro de Eventos com mais de 90% das obras realizada, ainda esteja sem ser entregue. Retrato de um governo que enfiou os pés pelas mãos, onde o governador sem experiência nenhuma, nem política e muito menos administrativa, se fechou em copas, cagando e andando para os deputados da leleia, a imprensa, entre outros seguimentos da sociedade.

Foto (Peterson Paul)

Osmar

O candidato a vereador da city peixeira, Osmar Adriano (PTB), visitou a choupana do socadinho escriba. Osmar tem uma longa ficha de bons serviços prestados. Já trabalhou na nossa universidade maior, a Univali e, foi secretário de Administração do primeiro governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB).

Casa dos Conselhos
Osmar participa ativamente de conselhos municipais. É a sua primeira candidatura, tendo entre suas propostas, o Centro Dia, para que as famílias possam deixar os idosos durante o dia, com atendimento de toda ordem ao pessoal da melhor idade. A criação da Casa dos Conselhos é outra importante proposta para que se possa fomentar políticas públicas em todas as áreas.

Foto (Divulgação)

Magali

A ex delegada regional da Dubai brasileira, Magali Nunes Ignácio (MDB), visitou a choupana do JC. Magali tem foco na questão da segurança e defende uma maior integração das forças de segurança com a inclusão social da prefeitura. Magali, defende, também, o esporte, como forma de promover essa inclusão, principalmente dos jovens.

Futuro
Magali começou a carreira profissional aos 14 anos, trabalhando sempre na esfera pública. Foi professora, já muito jovem. Aos 18 anos, lecionou em Itajaí. Sempre estudando e, por consequência, passando em primeiro lugar em concurso público, pode escolher estar em 1981, como escrivã de polícia, chegando a delegada regional.

Foto (Divulgação)

Fuçando

22/10/2020 17:33

Pai Atanásio, metido que só, deu umas fuçada no face dos três principais candidatos ao paço na Dubai brasileira e concluiu que, teoricamente, os três estão bem cotados nas redes sociais, com publicações que variam entre 300 a 500 likes, em média. O velho Atanásio, além de enxerido, agora deu pra analista de mídia.

Análise
Pai Atanásio também tem conhecimentos empíricos sobre psicologia e marketing, e iniciou uma análise mais profunda sobre as propostas e os modelos que os três candidatos têm adotado e vai iniciar seus pitacos por ordem alfabética.

Engenheiro
O melhor, melhor do mundo, Auri Pavoni (PSDB), tem se apoiado na família e no profissionalismo, como engenheiro. Ele diz que praticamente tudo que foi projetado na Maravilha, foi ele quem fez. E diz que ainda tem um pouco para contribuir com a cidade que muito lhe deu, segundo o seu próprio slogan. Exagerado.

Se acha
O ex-prefeito Edson Periquito (MDB), é que o mais aparece em fotos com povão. Cada sorriso é um clique e um abraço. Pirica tem polarizado a eleição com Fabrício e dirigido críticas pesadas à administração. Na propaganda eleitoral, a ave esverdeada também parece querer demostrar ao eleitorado que a cidade praticamente não existia antes do seu governo. Coisa, feia, Pirica.

Respeito
O prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos), ao mesmo tempo em que tem a máquina em seu favor, também tem o peso dela e enfrenta os adversários que buscam o seu lugar. Nas redes do Fabrício, as imagens são melhor elaboradas, embora ainda falte o abraço entusiasmado e carismático do povo. As fotos são em reuniões, sempre com respeito às normas de distanciamento. O atual prefeito segue o slogan da sigla nacional que busca a “renovação”, embora este termo não combine muito com “reeleição”. Os marqueteiros de plantão já deixaram o slogan para segundo plano.

Foto (Divulgação)

Enquanto isso…

O chargista Pirão d’água, continua dando o tom na coluna e blog do JC

Enquanto isso…

20/10/2020 09:52

Charge do magistral Pirão d’água que abrilhanta a coluna e o Blog do JC