Caminhada e seus benefícios!

14/04/2019 19:06

Que tal inicicar a semana com propósito de caminhadas diárias?
A caminhada é uma atividade física indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente, diminuindo a ansiedade e estresse, por exemplo.

Esta atividade pode ser feita em qualquer idade e em qualquer lugar, seja na academia, na praia ou rua e para que a caminhada seja saudável e queime calorias é importante:

Andar rápido, de forma a que a respiração acelere e não seja possível conversar facilmente;
Contrair os músculos da barriga de forma a manter uma postura correta;
Balançar os braços vigorosamente enquanto caminhada, pois melhora a circulação sanguínea.

Se for feita diariamente, a caminhada emagrece e ajuda a perder barriga, podendo queimar-se até 240 calorias por hora e 2,5 cm de barriga por mês. Além disso, quando feita num local tranquilo e com boa paisagem pode ser um ótimo tratamento para controlar o estresse.

*Benefícios da caminhada*
Os benefícios da caminhada diária são muito variados e podem incluir:

Redução do inchaço nas pernas e tornozelos;
Prevenção da obesidade e ajuda a perder peso. Saiba como a caminha ajuda a emagrecer em: Caminhada emagrece.
Melhora da circulação sanguínea;
Fortalecimento de todos os músculos do corpo;
Melhora da postura corporal;
Melhora da ansiedade e estresse;
Relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros;
Prevenção de complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão;
Estes benefícios acontecem quando o indivíduo caminha pelo menos 2 horas e meia por semana e possui outros hábitos saudáveis, como comer alimentos frescos e pouco calóricos.

*Caminhada em jejum*
A caminhada em jejum nem sempr é benéfica para a saúde, pois pode levar a tonturas, enjoos e desmaios, já que o individuo pode não ter açúcar no sangue suficiente para caminhar.

Assim, o ideal é a ingestão de uma refeição ligeira, com carboidratos e fruta, como pão de cereais e suco de fruta, por exemplo, antes do exercício, evitando refeições muito volumosas para não se sentir desconfortável.

*Cuidados na caminhada* Beneficios da caminhada!
Os cuidados na caminhada incluem:

Utilizar calçado confortável e roupas leves;
Beber 250 mL de água por cada hora de caminhada;
Utilizar filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné;
Evitar horários mais quentes, como entre as 11h e as 14h e ruas muito movimentadas;
Fazer exercícios de alongamento antes e depois da caminhada, como alongar as pernas e os braços, para ativar a circulação e prevenir as cãibras. Saiba quais os exercícios que deve fazer em: Exercícios de alongamento para caminhada.
Estes cuidados na caminhada ajudam a prevenir problemas de saúde, como lesões, desidratação, insolação ou queimaduras solares.
*Benefícios da caminhada*
Os benefícios da caminhada diária para a saúde incluem:

Diminuir o colesterol;
Prevenir a hipertensão e a diabetes;
Melhorar o humor;
Melhorar a respiração;
Fortalecer os músculos;
Melhorar a circulação sanguínea.
As caminhadas devem ser feitas todos os dias da semana, por cerca de 30 minutos.

*Benefícios da caminha na terceira idade*
Os benefícios na terceira idade podem ser:

Diminuir da pressão sanguínea;
Evitar o aparecimento de dores no corpo;
Lubrificar as articulações, evitando a artrite;
Promover a interação social;
Melhorar o bem-estar e o humor.
Os idosos devem iniciar as caminhadas sob avaliação médica, principalmente se sofrerem de doenças como pressão alta, diabetes, problemas de coração ou respiratórios.

*Benefícios da caminhada na gravidez*
Os benefícios da caminhada na gravidez são:

Reduz os pés inchados no final do dia;
Melhora o sono da gestante;
Ajuda a relaxar;
Evita ganhar peso em excesso;
Diminui o risco de pré-eclâmpsia e diabetes gestacional;
Ajuda a emagrecer no pós-parto.
Outros exercícios, como nadar ou praticar yoga, também podem ter os mesmos benefícios da caminhada na gravidez. No entanto, a grávida deve realizar uma consulta no médico obstetra antes de realizar exercício físico.

Bora lá?

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