O que esperar do Grêmio no retorno da Libertadores? Comentaristas opinam

12/08/2020 19:45

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é apontado por especialistas como um dos principais favoritos ao título de competições como Campeonato Brasileiro e CONMEBOL Libertadores.

Em 2020, a equipe gaúcha perdeu algumas peças, mas segue com o mesmo padrão de jogo sob a filosofia de Renato Portaluppi.

Especialistas ouvidos pela Betfair.net acreditam que o Tricolor Gaúcho tem grandes chances de repetir a campanha vitoriosa de 2017. Naquele ano, o Grêmio conquistou o tricampeonato da CONMEBOL Libertadores ao derrotar o argentino Lanús na final.

Antes da paralisação dos jogos em função da COVID-19, o Grêmio havia feito duas partidas. O time divide a liderança do Grupo E com o rival Internacional com 4 pontos ganhos.

”O Grêmio de 2020 tem o mesmo estilo e perfil de jogo do time de 2017. Só que as mudanças foram muitas em relação aos nomes. É possível repetir aquela trajetória, mas é muito cedo para projetar. É preciso que essa equipe prove em desafios maiores que tem como ir adiante na Libertadores”, disse Eduardo Jenisch, jornalista esportivo e conselheiro do Grêmio.

Na estreia da CONMEBOL Libertadores, a equipe tricolor derrotou o América de Cali, na Colômbia, por 2 a 0. No jogo seguinte, empate por 0 a 0 contra o Internacional na Arena do Grêmio.

Os gremistas voltam a campo pela CONMEBOL Libertadores em 16 de setembro contra o Universidad Católica do Chile, em Santiago.

”O Grêmio de 2020 lembra um pouco o de 2017. Uma base mantida, jovens promovidos e o desafio de superar a ausência de Éverton Cebolinha, vendido ao Benfica. Durante a campanha do Tri, o Tricolor gaúcho perdeu Pedro Rocha, negociado ao futebol europeu”, disse Chico Garcia, comentarista esportivo e embaixador da Betfair.

”Agora Renato Gaúcho vai apostar na sua defesa quase imbatível com Geromel e Kannemann, no experiente Maicon, nas jóias Matheus Henrique e Jean Pyerre e no artilheiro Diego Souza, que encaixou muito bem no elenco. O Grêmio chega forte mais uma vez”.

A equipe do Grêmio disputará também neste mês a final do Campeonato Gaúcho contra o Caxias. Os jogos estão marcados para 26 e 30 de agosto. Já no Brasileirão 2020, o time venceu o Fluminense na estreia por 1 a 0 e duela contra o Ceará nesta quarta-feira (12), em Fortaleza (CE).

Fim da maldição retratado pela Betfair.net

A campanha do Grêmio na CONMEBOL Libertadores 2017 teve pequenos sustos, como no duelo das oitavas-de-final contra o Godoy Cruz, da Argentina. A equipe vencera o adversário por 1 a 0 no jogo de ida com gol de Ramiro, hoje no Corinthians. Na volta, em plena Arena do Grêmio, um gol dos argentinos revivera um passado de eliminações seguidas nas oitavas de final.

No segundo episódio da série “Todo Resultado É Possível”, da Betfair.net, o triunfo dos comandados de Renato Portaluppi por 2 a 1 sobre o Godoy Cruz (ARG), em Porto Alegre (RS) ganhou um ‘remake’ no aniversário de três anos da partida, que foi em 9 de agosto de 2017.

”Quando o Godoy Cruz abriu o placar me veio o temor da maldição das oitavas da final. Mas eu tinha a confiança de que aquele Grêmio era mais seguro e talentoso dos que os times tricolores que ficaram pelo caminho em anos anteriores. Foi um temor misturado com confiança, que depois virou um alívio com a virada rumo ao tri da Libertadores”, completou o jornalista esportivo gaúcho Eduardo Jenisch.

Logo no início, o goleiro Marcelo Grohe teve de fazer uma defesa importante. E a equipe argentina abriu o placar aos 13 minutos, com Javier Correa beliscando a trave, tornando o cenário ainda mais dramático.

O susto deixou o grupo em alerta. Aos 28, Luan, pela direita, testou o goleiro Burián, que deixou a sobra para Lucas Barrios. Atento, o atacante empurrou para Pedro Rocha selar o empate. A virada veio na segunda etapa, aos 14 minutos, novamente com Pedro Rocha, herói da classificação. Dali em diante, a equipe derrubou o Botafogo, nas quartas, o Barcelona-EQU, na semifinal, e o Lanus-ARG, na decisão.

”O Imortal conseguiu uma reviravolta histórica. Pedro Rocha brilhou com dois gols e decretou o triunfo por 2 a 1, que embalou o elenco para a conquista daquela edição, quebrando uma incômoda escrita”, disse o comentarista Mauro Cezar Pereira.

A série “Todo Resultado É Possível” fará os fãs recordarem oito momentos memoráveis da competição, em que o futebol quebrou prognósticos e mostrou por que é o esporte mais popular do mundo. A atração da estreia foi o título do Flamengo em 2019, com uma vitória incrível nos minutos finais sobre o River Plate por 2 a 1, em Lima.

Autor: Flávio Perez

Flávio Perez é jornalista esportivo e gestor de esportes.

Compartilhe: