Estados Unidos cancelam Mundial de ORC e IRC 2020

21/05/2020 15:05

Apesar do grande número de inscritos, principalmente de barcos dos Estados Unidos, o Yacht Club de Nova York, juntamente com os órgãos de governo e representantes das classes, resolveram cancelar oCampeonato Mundial de ORC e IRC 2020.

As regatas estavam agendada para o período de 25 de setembro a 3 de outubro, no New York Yacht Club Harbor Court, em Newport, Rhode Island, nos Estados Unidos.

As regras de ORC e IRC são utilizadas nos principais eventos de oceano no mundo e são aplicadas para competições com barcos diferentes.

No Brasil, a ORC e IRC fazem parte dos principais eventos, incluindo a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

”O impacto do coronavírus foi sentido em todo o mundo esportivo”, resumiu Christopher J. Culver, vice-comodoro do Yacht Club de Nova York. 

“Dados os desafios envolvidos no envio de barcos e equipes para os Estados Unidos da Europa e de outros lugares e o tempo necessário para equipes estrangeiras competirem com este prestigioso título mundial, não achamos que um campeonato mundial representativo seja possível”.

O Campeonato de ORC  e IRC 2020 levaria equipes de vela de todo o mundo para Rhode Island Sound e Narragansett Bay por um dos três títulos mundiais cobiçados.

O evento tinha até então 50 barcos de oito países registrados,

“Agradecemos aos organizadores do Yacht Club de Nova York por todos os seus esforços para atrair uma flotilha forte para o que seria um evento memorável”, disse Bruno Finzi, presidente da ORC.

“Esse entusiasmo pelas regatas de handicap de alto nível continuará nos EUA, e estamos ansiosos para ajudar de qualquer maneira possível nos tempos pós-pandemia”.

Por Flávio Perez

Foto: Aline Bassi | Balaio

Autor: Flávio Perez

Flávio Perez é jornalista esportivo e gestor de esportes.

Compartilhe: