Sábado tem a primeira corrida virtual oficial da Formula E

24/04/2020 13:28

Neste sábado (25) terá início o ABB Formula E Race at Home Challenge, competição de corridas virtuais em apoio a UNICEF e que contará com um total de oito etapas.

A primeira prova será disputada no circuito virtual de Hong Kong, local onde o suíço Edoardo Mortara venceu pela primeira vez na categoria no ano passado.

A prova deste fim de semana terá a presença de 23 dos 24 pilotos que pertencem ao atual grid da categoria (a exceção será o britânico Sam Bird, que será substituído na Envision Virgin Racing por Nick Cassidy).

A competição virtual será realizada com o software de simulador rFactor 2, que conta com os carros das 12 equipes presentes na sexta temporada da Fórmula E, inclusive com suas pinturas originais.

Esta será a chance dos fãs acompanharem os principais nomes da categoria de carros elétricos como o atual bicampeão Jean-Eric Vergne, o português Antonio Félix da Costa e os brasileiros Lucas di Grassi e Felipe Massa, que disputarão a prova curva a curva neste período de paralisação dos eventos esportivos por conta da pandemia do COVID-19.

Cada prova contará com dois grids diferentes. O primeiro será formado por gamers e influencers, os quais serão selecionados em qualificadores online no decorrer da semana, além de convidados especiais da categoria, totalizando 18 carros no grid. Na sequência, será realizado um treino classificatório com os 24 pilotos oficiais da Fórmula E para definir o grid de largada da segunda prova.

A prova será realizada no formato “race royale”, ou seja: a cada volta, o último piloto que cruzar a linha de chegada é eliminado. Não haverá eliminação na primeira volta e nas duas últimas, sendo que no final, apenas doze carros terminarão a corrida virtual.

Ao contrário do que ocorreu na corrida de testes realizada na semana passada, desta vez haverá danos aos carros em caso de batidas, o que exigirá um cuidado maior por parte dos pilotos.

A pontuação seguirá a mesma sequência da competição real: os dez primeiros colocados recebem a pontuação na sequência: 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1. O piloto que conquistar a Julius Baer Pole Position ganhará um ponto extra, assim como aquele que cravar a volta mais rápida também será premiado com um ponto adicional.

O campeonato será disputado no decorrer dos próximos sete finais de semana, sendo que no último será realizado uma rodada dupla, com uma etapa no sábado e outra no domingo (6 e 7 de junho respectivamente).

Aqui no Brasil, será possível acompanhar a primeira etapa do ABB Formula E Race at Home Challenge no canal Fox Sports 2 a partir das 11h30 (horário de Brasília), porém os fãs também poderão assistir nos canais oficiais da categoria (Facebook, Twitter, Twitch e YouTube).

E para aqueles que optarem pela transmissão oficial da categoria, uma surpresa: além da equipe tradicional utilizada nas transmissões dos eprix, a corrida virtual deste fim de semana contará com a presença da cantora e embaixadora da UNICEF no Reino Unido e apoiadora da Fórmula E, Rita Ora.

Rita Ora já marcou presença em uma das etapas da Fórmula E: no Antofagasta Minerals Santiago E-Prix de 2019, na quinta temporada. Recentemente, a artista conferiu de perto o trabalho realizado pela UNICEF em seu país natal, Kosovo, onde sua família buscou asilo político quando ela era criança.

“Deve ser divertido para as pessoas acompanharem competições esportivas ao vivo novamente. É ótimo que esta corrida seja por uma boa causa e também pelos fãs, por isso cabe a nós dar um bom show. Esse é o melhor caminho para continuar competindo, e como as coisas não estão certas para todos nós neste momento, o Race at Home Challenge nos permite manter o nível de competitividade o mais alto possível”, disse Max Gunther.

PARQUE O’HIGGINS CIRCUIT, CHILE – JANUARY 18: Mitch Evans (NZL), Panasonic Jaguar Racing, on the gaming rigs during the Santiago E-prix at Parque O’Higgins Circuit on January 18, 2020 in Parque O’Higgins Circuit, Chile. (Photo by Andrew Ferraro / LAT Images)

Autor: Flávio Perez

Flávio Perez é jornalista esportivo e gestor de esportes.

Compartilhe: