Primeiras impressões da Fórmula E Race at Home Challenge

18/04/2020 21:02

A Fórmula E realizou neste sábado (18) a primeira de uma série de nove corridas virtuais durante a paralisação da sexta temporada da categoria por conta da pandemia de coronavírus.

Em um evento teste usando como cenário o circuito virtual de Mônaco (inclusive utilizando o traçado curto, que é o mesmo dos eprix), a vitória ficou com o piloto alemão da BMW i Andretti Motorsport, Maximilian Guenther, que largou na Julius Baer Pole Position e liderou da primeira à última curva.

Completaram o Top-3 desta primeira corrida virtual da ABB FIA Formula E Race at Home Challenge, o belga Stoffel Vandoorne (Mercedes Benz EQ) e o alemão André Lotterer (Tag Heuer Porsche).

Intitulado de Fórmula E Race at Home Challenge, a competição contará com a presença dos pilotos das 12 equipes que estão no grid, além de gamers e influencers, e se trata do primeiro evento da categoria de carros elétricos em parceria com a UNICEF, visando arrecadar doações em prol de crianças e famílias em maior vulnerabilidade diante da atual crise global por causa do COVID-19.

Como foi a corrida virtual

Largando na Julius Baer Pole Position, o alemão Maximilian Guenther conseguiu escapar da confusão que se formou logo após a primeira curva no circuito virtual de Mônaco, assim como Stoffel Vandoorne e o atual bicampeão da Fórmula E, o francês Jean-Eric Vergne (DS Techeetah), que ultrapassou André Lotterer na largada e assumir a terceira colocação.

Foi justamente Lotterer que rodou na primeira curva, após sofrer um toque do neozelandês Nick Cassidy (substituindo o britânico Sam Bird na Envision Virgin Racing),e a partir daí, um caos tomou conta com quase todos os demais carros do grid se envolvendo no acidente.

Os brasileiros Felipe Massa (ROKiT Venturi Racing) e Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler), além do português Antonio Félix da Costa (DS Techeetah) foram os maiores prejudicados, caindo para as últimas posições do grid.

Ao final de cada volta, o ultimo colocado era eliminado da disputa, até restar apenas os dez primeiros colocados para a última volta da prova. Por conta disso, boas batalhas foram travadas no fundo do grid, com os pilotos tentando evitar uma precoce eliminação.

Tentando realizar uma prova de recuperação, o atual líder da sexta temporada Antonio Felix da Costa não teve sucesso e acabou sendo eliminado ao final da sexta volta. Na volta seguinte, foi a vez do brasileiro Felipe Massa ser o eliminado, enquanto Lucas di Grassi ficou na pista até completar a nona volta.

Enquanto Gunther conseguia se manter sempre em torno de um segundo a frente de Vandoorne, a briga pelo terceiro lugar foi acirrada. Não demorou muito para Lotterer ultrapassar Vergne e recuperar a sua posição de largada. Nick Cassidy aproveitou e também ultrapassou o piloto francês da Ds Techeetah, subindo para a quarta colocação.

Vergne acabou comentendo outros erros e com isso, foi perdendo posições. Um pouco amis atrás, Mitch Evans (Panasonic Jaguar Racing), conseguiu ganhar algumas posições e permaneceu sempre entre os dez primeiros colocados.

No fim, vitória de Maximilian Guenther, seguido por Stoffel Vandoorne e André Lottere, que resistiu a pressão de Nick Cassidy. O alemão Nico Muller (GEOX Dragon) completou o TOP-5.

Na prova que foi realizada um pouco antes apenas com convidados, a vitória ficou com o especialista em e-sports Graham Carroll, correndo com um carro da Envision Virgin Racing. O pódio foi completado por Kevin Siggy e Marc Gassner. Os pilotos Dani Juncadella e James Rossiter também disputaram a prova.

A próxima etapa da ABB Formula E Race at Home Challenge será disputada no próximo sábado (25), dando início a competição realizada no simulador rFactor 2 e em parceria com a UNICEF. A pontuação seguirá a mesma da competição oficial, premiando os dez primeiros colocados, além de um ponto extra para o piloto que conquistar a Julius Baer Pole Position e também cravar a volta mais rápida da prova.

Autor: Flávio Perez

Flávio Perez é jornalista esportivo e gestor de esportes.

Compartilhe: