Prova de abertura da Formula E tem vitória de britânico Sam Bird

22/11/2019 15:37
Sam Bird (GBR), Envision Virgin Racing, celebrates on the podium

Sam Bird vence prova de estreia da ABB FIA Formula E

Britânico ultrapassa adversários na reta final do ePrix e abre sexta temporada na liderança. Brasileiros Felipe Massa e Lucas Di Grassi completam a corrida, mas não somam pontos em Diriyah, na Arábia Saudita.

Leia o texto completo — https://onboardsports.net/sam-bird-vence-prova-de-estreia-da-abb-fia-formula-e/

O britânico Sam Bird foi o vencedor da primeira corrida da sexta temporada da ABB FIA Formula E Championship. Nesta sexta-feira (22), em Diriyah, na Arábia Saudita, o piloto da Envision Virgin Racing assumiu a liderança na reta final da prova, mais precisamente faltando 12 minutos para o fim do ePrix, depois de largar em quinto lugar.

Um dos destaques da corrida de estreia da F-E na Arábia Saudita foi as montadoras gigantes alemãs TAG Heuer Porsche e Mercedes-Benz EQ no pódio, com o alemão Andre Lotterer em segundo e o belga Stoffel Vandoorne em terceiro. Mas foi a equipe de clientes da Virgin que tirou a sorte grande no fim!

”Existem outros 23 pilotos incríveis na categoria e terminar em primeiro significa muito. É um ótimo começo de ano”, disse Sam Bird, que se tornou o único a vencer em todas as temporadas da categoria mundial dos carros elétricos.

”Muito trabalho foi feito nesta temporada, eu perdi quase seis quilos, então também tenho me esforçado. Fiquei decepcionado com o ano passado, acho que deixei algo por fazer e não quero repetir”.

Como citado pelo piloto Sam Bird, a sexta temporada da Formula E conta com 24 integrantes na linha de largada, com 12 equipes, incluindo montadoras renomadas no automobilismo.

O britânico Alex Sims, piloto da BMW i Andretti Motorsport, largou na pole, mas terminou em oitavo. Mesmo assim somou os três pontos pela pole position na Arábia Saudita. A volta mais rápida ficou com o alemão Daniel Abt (Audi Sport ABT Schaeffler), com 1min13s742, que levou um ponto pra casa.

O atual bicampeão, o francês Jean-Eric Vergne, começou sua defesa do título para a DS Techeetah com um dia para esquecer depois de terminar nos boxes devido a problemas de pára-choque. Outro que abandonou mais cedo foi o suíço Sebastien Buemi da Nissan e.dams.

Brasileiros não pontuam

Os dois brasileiros no grid da Formula E não somaram pontos na prova de estreia do mundial dos carros elétricos.

Felipe Massa (Venturi Formula E Team) e Lucas Di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler) ficaram em 12º e 13º lugares respectivamente.

Ambos não conseguiram entrar na zona de pontuação durante a prova pela posição de largada no bloco intermediário.

”O meu maior problema foi com a classificação. Hoje era um dia para ter largado entre os cinco, na pior das hipóteses entre os dez primeiros. Acabei errando no primeiro setor e larguei em 17º. A corrida foi boa, consegui ultrapassar alguns carros principalmente no começo, e o ritmo estava bom. Mas lógico que ultrapassar era bastante complicado”, explicou Felipe Massa.

Já Lucas Di Grassi espera evoluir na segunda prova da Arábia Saudita e somar seus primeiros pontos na tabela. ”Amanhã vamos ter que melhorar bastante isso aí. Parabéns pra Virgin, que ganhou a corrida, mas não tem nada a ver com a gente. Temos que melhorar o nosso carro e a nossa equipe”.

Os pilotos voltam ao mesmo circuito de rua de Diriyah, na Arábia Saudita, neste sábado (23), a partir de 8h30. A prova terá transmissão do Fox Sports 2.

Classificação – Pilotos

1° Sam Bird (GBR) – Envision Virgin Racing: 26 pts
2° André Lotterer (ALE) – TAG Heuer Porsche: 18 pts
3° Stoffel Vandoorne (BEL) – Mercedes-Benz EQ: 15 pts
4° Oliver Rowland (GBR) – Nissan e.DAMS – 12 pts
5° Robin Frijns (HOL) – Envision Virgin Racing – 10pts
6° Nyck de Vries (HOL) – Mercedes-Benz EQ – 8pts
7° Alexander Sims (GBR) – BMW i Andretti Motorsport: 7pts
8° Edoardo Mortara (SUI) – Rokit Venturi Racing: 6pts
9° Jérôme D’Ambrosio (BEL) – Mahindra Racing: 2pts
10° Mitch Evans (GBR) – Panasonic Jaguar Racing: 2pts

Sam Bird (GBR), Envision Virgin Racing, Audi e-tron FE06, 1st position

Autor: Flávio Perez

Flávio Perez é jornalista esportivo e gestor de esportes.

Compartilhe: