ABB FIA Formula E 2019-20 tem rodada de estreia na Arábia Saudita

21/11/2019 15:37

A hora tão esperada chegou: vai começar a sexta temporada da ABB FIA Formula E Championship, com a rodada dupla de Ad Diriyah, disputada nos dias 22 e 23 de novembro na Arabia Saudita.

Será a maior temporada da história da categoria, com novos fabricantes, novos pilotos, novos rivais, novos locais de prova e novas regras, com a mesma emoção das temporadas anteriores.

Duas grandes montadoras passam a integrar o grid da Fórmula nesta temporada: as alemãs Mercedes-Benz e Porsche, que se juntam as compatriotas Audi e BMW, em um duelo nunca visto antes.

Será a primeira vez na história do automobilismo que as quatro gigantes vão se enfrentar nas pistas.

As demais equipes da temporada passada permanecem, assim como os demais fabricantes. Serão 12 equipes, sendo que dez delas são equipes de fábricas: além das quatro alemãs, DS Automobiles, Jaguar, Nissan, Mahindra, NIO e Dragon permanecem no grid. Completam o line-up, mais duas equipes de clientes: Envision Virgin Racing (cliente da Audi) e Venturi (cliente da Mercedes-Benz).

Algumas equipes trouxeram “caras novas”, incluindo a presença da estrela da Mercedes-Benz e campeão da Fórmula 2, Nyck de Vries – os três primeiros pilotos de F2 da temporada anterior estão competindo na Fórmula 1 – e o ex-piloto vencedor de Le Mans, Brendon Hartley, ingressando na GEOX Dragon.

Os 24 carros disputarão curva a curva de doze grandes cidades, espalhadas por cinco continentes. As novidades ficam por conta de Jacarta e Seul, além do retorno de Londres, que será sede da rodada dupla decisiva da temporada, no ExCel London nos dias 24 e 25 de julho.

“Não há tantas mudanças da temporada passada para a atual. As regras técnicas permanecessem as mesmas, enquanto na parte esportiva houve poucas mudanças”, comentou Lucas Di Grassi.

”Fizemos um update em algumas partes que eram necessárias, mas de uma forma está bem parecido com a temporada passada. Tive uma boa performance na temporada passada, e a expectativa para este ano é evoluir ainda mais, principalmente no que diz respeito a consistência.”

No que diz respeito às regras, duas mudanças se destacam: agora, o piloto mais rápido de cada grupo da sessão de qualificação receberá um ponto. A Julius Baer Pole Pole Position continua valendo três pontos, assim como a pontuação para o Top-10.

Uma das grandes novidades da temporada passada, o MODO ATAQUE permanece para esta edição do campeonato, com mais 10kWh de potência além dos 25kWh que eram liberados ao passar pela zona de ativação. Ou seja: serão 35kWh durante as provas.

Outra mudança importante: os pilotos não poderão mais ativar o MODO ATAQUE durante o período de bandeira amarela por todo circuito e também durante o Safety Car.

Durante esses períodos, serão deduzidos 1 kWh da energia disponível a cada minuto, para garantir que o gerenciamento de energia se torne vital para os pilotos no decorrer da prova.

”A primeira temporada era de aprendizado, sempre tive isso em mente, antes mesmo de assinar o contrato com a Venturi”, explicou Felipe Massa.

”É uma categoria totalmente diferente da F1, pouco pude aproveitei dos anos de F1 na Fórmula E”.

Para ficar conectado e saber as últimas notícias da ABB FIA Formula E Championship, visite www.FIAFormulaE.com, ou nos siga nas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. @FIAFormulaE #ABBFormulaE

Autor: Flávio Perez

Flávio Perez é jornalista esportivo e gestor de esportes.

Compartilhe: