Bahia recebe o primeiro IMOCA da Transat; É o novo barco da Ocean Race

10/11/2019 00:21

Classe mais badalada da vela oceânica mundial, a IMOCA 60 definiu, na noite deste sábado (9), o campeão da Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre 2019.

O barco Apivia, comandado pelos franceses Charlie Dalin e Yann Eliès, fez o percurso da regata entre a França e o Brasil em 13 dias, 12 horas 8 minutos.

A dupla derrotou as outras 28 parcerias que largaram para os 8 mil quilômetros entre Le Havre, na Normandia, e Salvador, na Bahia. O veleiro é um dos mais novos da competição; Foi lançado em agosto deste ano e está equipado com foils, que ajudam a embarcação a andar mais rápido.

É a primeira vez na história que a regata, também conhecida como Rota do Café, tem esse número de IMOCAs.

A categoria está inserida no hall das principais regatas mundiais, incluindo a Transat Jacques Vabre, Vendée Globe, Ocean Race (antiga Volvo Ocean Race) e Rota do Rum utilizam a IMOCA 60 como barcos principais.

“Foi a minha maior vitória, com certeza! Esta é uma regata em que eu cresci vendo, que me fez sonhar quando eu saí da faculdade”.

”Lembro quando eu saia para admirar os barcos em Le Havre”, disse Charlie Darlin, que é da cidade de origem da regata.

O resultado em Salvador (BA) também foi histórico para o francês Yann Eliès, que levantou a taça pela terceira vez.

O velejador havia conquistado o título na classe Multi50 em 2013, correndo ao lado de Erwan Le Roux no FenêtréA Cardinal. O destino final foi Itajaí (SC).

Na última edição, em 2017, agora na Bahia, Yann Eliès esteve a bordo do barco St Michel – Virbac, com o compatriota Jean-Pierre Dick.

”Esta vitória na Transat Jacques Vabre é realmente um momento único, mesmo que seja a terceira”.

Especialista em proteção da saúde, Apivia Mutuelle oferece soluções de saúde complementar além de seguros na França.

A empresa e o velejador Charlie Dalin formaram parceria com o IMOCA 60 de 2019 a 2022 para a disputa dos principais campeonatos de vela oceânica.

A IMOCA deve ter uma avalanche de chegadas neste domingo (10), incluindo a definição do pódio entre PRB e Charal, que devem cruzar a linha na baía de Todos-os-Santos no final da manhã.

Na sequência devem aparecer Advens for Cybersecurity, 11th Hour Racing, Initiatives Cœur e Banque Populaire.

Pódio completo na Multi50

A regata Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre definiu, neste sábado (9), o pódio completo da classe Multi50, uma das três no calendário de competição internacional.

Com a chegada do barco Primonial a Salvador (BA), o resultado da categoria está consolidado na edição 2019 da principal prova de vela oceânica em duplas do mundo.

O campeão da Multi50 foi o Groupe GCA Mill et une Sourires, seguido pelo Solidaires en Peloton ARSEP.

 

 

 

Autor: Flávio Perez

Flávio Perez é jornalista esportivo e gestor de esportes.

Compartilhe: