Transat Jacques Vabre 2019 define pódio da Multi50

09/11/2019 11:31

A regata Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre definiu, neste sábado (9), o pódio completo da classe Multi50, uma das três no calendário de competição internacional.

Com a chegada do barco Primonial a Salvador (BA), o resultado da categoria está consolidado na edição 2019 da principal prova de vela oceânica em duplas do mundo.

O barco dos franceses Sébastien Rogues e Matthieu Souben fez o percurso de 8 mil quilômetros entre Le Havre, na França, e a capital baiana em 13 dias, 9 minutos e 42 segundos, diferença de mais de 30 horas para o vencedor da competição. O campeão da Multi50 foi o Groupe GCA Mill et une Sourires, seguido pelo Solidaires en Peloton ARSEP.

O Primonial foi recebido como manda a tradição, abençoado pelo sol de quase 30 graus na manhã baiana. A dupla estava na briga pela vitória nos primeiros dias de regata, mas acabou perdendo contato com os líderes após um pit-stop em Cabo Verde, ilha no meio Oceano Atlântico.

“Uma coisa é certa: saímos em três de Le Havre, precisávamos de um primeiro, de um segundo e um terceiro. O Groupe GCE fez uma regata incrível, navegou como um campeão e mereceu sua vitória. O melhor ganhou!”.

”Tivemos uma primeira semana extraordinária e nossa estratégia foi bastante conservadora no Canal da Mancha. Fizemos bem em atacar, mas uma falha no motor que gera energia nos obrigou a parar”.

”Navegamos com apenas uma bússola e um GPS no escuro. A competição parou em Cabo Verde, mas a aventura terminou em Salvador da Bahia”, disse Sébastien Rogues.

A prova transatlântica espera para a noite deste sábado (9) a definição do vencedor de 2019 da classe IMOCA, uma das mais badaladas da vela oceânica mundial.

O Apivia já navega em águas brasileiras e deve fazer a aproximação à Baía de Todos-os-Santos a partir de 22h. Atrás dele devem chegar, pelo menos, outros 20 monocascos nos próximos dias.

Veja a posição dos barcos https://www.transatjacquesvabre.org/fr/cartographie-et-classement

A IMOCA largou de Le Havre com 29 barcos, mas dois já ficaram pelo caminho. A Class40, outra categoria da Transat Jacques Vabre, deve ter seu vencedor conhecido na semana que vem. Ainda disputam a Transat Jacques Vabre 49 barcos na regata.

A regata 

A Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre largou em 27 de outubro de Le Havre, na Normandia francesa com 59 barcos, um recorde para a competição.

A prova reúne 11 nacionalidades na temporada 2019, a 14ª da história. São três classes na disputa: Class40, Multi50 e IMOCA.

A competição também é conhecida como Rota do Café por parar em um país produtor da comoditie.

Classificação

MULTI 50
1º lugar – Groupe GCA – Mille et un sourires – 11 dias, 16 horas, 34 minutos e 41 segundos.
2º lugar –Solidaires En Peloton ARSEP –  12 dias, 2 horas e 38 minutos Diferença para o 1º: 10h3min20s
3º lugar – Primonial – 3 dias, 9 minutos e 42 segundos Diferença para o 1º: 1 dia, 7h35min1s

 

 

Autor: Flávio Perez

Flávio Perez é jornalista esportivo e gestor de esportes.

Compartilhe: