IMOCAs chegam na Bahia

19/11/2017 09:56

A Bahia é definitivamente a casa do francês Jean-Pierre Dick. O skipper se tornou, neste sábado (18), o maior vencedor da Transat Jacques Vabre na classe IMOCA com quatro conquistas sendo três delas na capital Salvador. Ao lado do compatriota Yann Eliès, o navegador levou o St Michel – Virbac ao pódio com o tempo de 10 dias, 19 horas e 14 minutos para um percurso de 8 mil quilômetros.

”É só felicidade. Vencer quatro vezes é fabuloso! Depois de um período difícil, com uma capotada e uma perda de quilha na Vendée Globe, as coisas positivas voltaram”, disse Jean-Pierre.

”Tive problemas para dormir nos primeiros dias por causa do barulho, da adrenalina. Yann foi um bom parceiro. Tomamos as decisões certas em termos de estratégia! Eu fui mais para o lado racional e o Yann com sua intuição. Nós fizemos uma ótima parceria”.

As outras vitórias do skipper do St Michel – Virbac em Salvador foram em 2003 com Nicolas Abiven e 2005 com Loïck Peyron. Na prova de 2011, que terminou em Puerto Limon, na Costa Rica, o francês fez dupla com Jérémie Beyou.

”Novamente foi um grande prazer receber Jean-Pierre no Terminal Turístico Náutico da Bahia. Ele já é um baiano igual a mim”, falou Domeniqui La Bras, diretor da Socicam, que administra o Terminal Turístico Náutico da Bahia.

A classe IMOCA é uma das mais celebradas da modalidade, principalmente na Europa. Os mesmos barcos de 60 pés são usados na regata Vendée Globe, uma volta ao mundo em solitário, sem escalas e sem assistência. A próxima edição será em dezembro de 2020, sempre largando da França.

”É fantástico ter uma barco desse aqui. Muito moderno, que plaina com uma facilidade enorme. Muito feliz de ter esses barcos aqui na Baía de Todos-os-Santos. A IMOCA sempre tem a maior rivalidade com resultados acirrados”, disse Márcio Cruz, presidente da Federação Baiana de Vela.

Os próximos IMOCA estão próximos da linha de chegada. Neste domingo (19), outros três barcos estão previstos: SMA, Des Voiles et Vous! e Malizia II.

 

 

 

Autor: Flávio Perez

Flávio Perez é jornalista esportivo e gestor de esportes.

Compartilhe: