Ineos Team UK volta aos treinos de olho na America’s Cup

02/06/2020 15:19

 

O Ineos Team UK, equipe de vela comandada por Ben Ainslie, está de volta à água.

Nesta semana, o time desafiante da America’s Cup 2021 retomou seus treinos em Solent, no Reino Unido.

Para voltar ao treinamento, a equipe implementou várias medidas de distanciamento social, como novos protocolos de limpeza e redução do número de tripulantes a bordo do AC75.

Antes do bloqueio, a equipe estava na Sardenha, na Itália, para uma mudança do novo AC75 – um veleiro de 75 pés que se encaixava nos novos regulamentos da 36ª Copa América.

”Foi um período difícil para todos nós”, disse Ben Ainslie.

”Estávamos na Sardenha no final de fevereiro e devíamos ter uma regata lá no início de abril; isso foi obviamente cancelado e tivemos que voltar pra casa o mais rápido possível”.

“A Ineos foi incrível em levar todo mundo de volta para casa, foi um peso enorme sobre nossos ombros”.

Quando voltaram para a Inglaterra, os velejadores começaram a treinar em casa, com engenheiros e designers também trabalhando em home office.

No lado da construção, um segundo barco ainda estava sendo construído em Hythe, na Escócia, e a base de Portsmouth se tornou um centro de fabricação de equipamentos de proteção individual (EPI).

Devido à interrupção dos testes causados ​​pelo coronavírus, Sir Ben diz que a equipe tem um “estoque” de testes para concluir – mas está determinado a investigar isso em sua tentativa de levar a America’s Cup para Portsmouth.

Por Flávio Perez | Diarinho

L’Étape Brasil by Tour de France passa para novembro

01/06/2020 13:29

A organização do L’Étape Brasil by Tour de France comunicou, nesta segunda-feira (1º), a mudança da data do evento, que será realizado de 27 a 29 de novembro, em Campos do Jordão (SP).

A pandemia da COVID-19 obrigou os representantes da maior prova de ciclismo amador do País a alterar o dia, anteriormente previsto para o período de 25 a 27 de setembro.

Mais de 1.700 atletas já estão inscritos para os percursos de 107 km e 66 km no Vale do Paraíba.

Em 2019 participaram do evento 2.400 ciclistas de todos os estados do Brasil e de outros países como Alemanha, Austrália, França e Estados Unidos.

O L’Étape Brasil chega à sua sexta edição em 2020 e mantém estrutura de grandes competições internacionais, com segurança dentro e fora da estrada, postos de apoio no percurso e um Village com atrações e exposições de marca.

”Para garantir a saúde e a segurança dos ciclistas, famílias e staff, além da população de Campos do Jordão, decidimos tomar a prudente decisão de alterar a data do evento. Consultamos todas as autoridades e representantes da modalidade para escolher a melhor data”.

”A mudança também foi pautada na preparação dos atletas, que está impactada pela pandemia”, disse Bruno Prada, organizador do L’Étape Brasil by Tour de France.

Mais de 30 mil pessoas, entre residentes, atletas, familiares, parceiros, staff e patrocinadores participam do L’Étape Brasil no seu fim de semana de prova.

As inscrições do L’Étape Brasil 2020 seguem abertas — Link para as inscrições

Tour de France também mudou de data

A organização do Tour de France anunciou am abril a nova data da prova, que será realizada de 29 de agosto a 20 de setembro.

A decisão foi tomada após discurso do presidente francês, Emmanuel Macron, sugerindo proibição de eventos de grande porte até meados de julho.

A medida foi tomada pelas autoridades locais como parte da luta contra a propagação da COVID-19.

Os organizadores do Tour de France em acordo com a Union Cycliste Internationale (UCI) decidiram então adiar a prova, que seria aberta em 27 de junho inicialmente e teria seu grand finale em 19 de julho.
O comunicado enviado pelos dirigentes do Tour de France confirma que a prova  seguirá a mesma rota, sem alterações, de Nice a Paris.

Mais sobre o L’Étape Brasil by Tour de France

O L’Étape tem o percurso principal com 107 quilômetros de distância e 2.330 metros de altimetria acumulada, o equivalente a subir um prédio residencial de 770 andares.

A versão mais curta tem 66 quilômetros.

Os inscritos também recebem no kit oficial uma jersey de ciclismo com chips de cronometragem, números para bicicleta e costas, além de receberem suporte durante a corrida, como atendimento mecânico, médico e de fisioterapia.

Em 2019, a prova teve pela primeira vez a presença do alemão Didi Senft, mais conhecido como o Diabo do Tour ou Didi, the Devil.

O animador que se veste de demônio nas etapas do Tour de France esteve na cidade paulista apoiando os ciclistas.

Grandes nomes do esporte, como o treinador Bernardinho Rezende, o campeão olímpico Nalbert e o piloto Ricardo Maurício da Stock Car, participaram do Tour de France.

As principais assessorias esportivas do País também mandaram seus representantes.

O título de 2019 do L’Étape Brasil ficou mais uma vez com o ciclista Otávio Bulgarelli, com a marca de 3h07min02s20.

O resultado foi definido praticamente no photo-finish, na disputa com Ricardo Pichetta, segundo colocado, colado na linha de chegada.

No feminino, a alemã Nadine Gill não deu chances às adversárias e completou o percurso de 107 quilômetros em 3h15min36, com mais de 15 minutos na frente segunda colocada (Taise Benato).

A ciclista amadora também foi bicampeã consecutiva da prova.

Mais informações:

Regata para ‘resgatar’ os nossos oceanos

“A maior ameaça ao nosso planeta é a crença de que alguém o salvará”, a declaração de Mike Vandrau, da CSM Sport & Entertainment, ao site sponsorship.org é contundente!

O especialista em marketing esportivo é defensor da Ocean Race, que segundo ele é a competição precursora de uma evolução mais ampla do setor de sustentabilidade.

Mike Vrau explica que a regata se tornou uma plataforma influente e autêntica para acelerar a restauração da saúde dos oceanos e a igualdade de gênero.

Só lembrar a regra para as tripulações usarem mais velejadoras e todas as ações ambientais, como a coleta de lixo dos barcos para pesquisa e também a Summit.

Leia na íntegra a matéria, que tem relação com vela oceânica e uma de suas principais competições, a The Ocean Race, antiga Volvo Ocean Race- https://sponsorship.org/the-race-to-restore-our-oceans/

Por Mike Vandrau, Managing Director – Rights da CSM Sport & Entertainment

Como a Covid-19 continua a varrer o mundo rapidamente, pode ser difícil lembrar como era a vida antes da crise.

A destruição causada pelo vírus paralisou o planeta, com um terço da população global agora em confinamento para ajudar a impedir sua propagação.

No entanto, entre a tristeza e o caos, também vimos uma transformação positiva no meio ambiente.

Os famosos canais poluídos de Veneza correm com água limpa pela primeira vez em anos, enquanto em Nova York, os níveis de poluição do ar reduziram em 50% em comparação com o mesmo período do ano passado devido a extensas restrições de viagens.

Na China, os dias com ‘ar de boa qualidade’ aumentaram 11,4%.

Estes são sinais encorajadores, sem dúvida.

A tempestade Ciara, que caiu nas costas do Reino Unido em fevereiro – afetando uma área mais ampla do que qualquer tempestade neste país por um século, pode parecer uma lembrança distante para muitos de nós agora.

Mas seu impacto não foi esquecido pelos afetados. Ele serviu mais um lembrete poderoso de nossa vulnerabilidade à escala e volatilidade do ambiente.

A tempestade seguiu um ano fatal de aflição ambiental; incêndios florestais sem precedentes na Austrália, chuvas na Amazônia, ondas de calor na Índia, tufões no Oriente e ciclones na África.

Cada desastre é um clamor condenatório do meio ambiente, para dar atenção a seus amplos avisos.

O oceano cobre 71% do nosso planeta e impulsiona o clima global – atuando como um barômetro da saúde ambiental global – e, no entanto, o sofrimento de nossa água é mais sutil.

Eu certamente fiquei chocado ao saber a escala disso.

Oito milhões de toneladas de plástico fluem para o oceano a cada ano. Um caminhão de lixo por minuto.

Em 2050, prevê-se que haverá mais plástico no oceano do que peixe

Um prato de plástico não é do gosto de ninguém, mas agora aparece com destaque no menu, já que a maioria das aves marinhas e quase toda a vida marinha o consumiram.

Essa realidade grave deve estar alimentando os fogos da ação. Certamente tem para mim.

De fato, essa foi uma faceta central em minha jornada, de um cético opositor a um fervoroso defensor da vela. E, mais especificamente, The Ocean Race.

Essa conversão foi tripla.

As origens da aventura
Em primeiro lugar, como um dos três irmãos, um esportista afiado e um sul-africano, fui compelido pelo espírito competitivo que está nas raízes da regata.

Como muitas grandes idéias, essa foi concebida em um pub por dois amigos e uma rodada de bebidas.

“Aposto que posso derrotá-lo em todo o mundo.” Ou algo nesse sentido.

Com essa brincadeira jovial, a luva foi jogada para uma prova como nenhuma outra. Jogado fora entre o oceano implacável e implacável.

Assim, em 1973, dezessete barcos de intrépidos exploradores zarparam no horizonte; quatro pernas, sete meses e 43.500 quilômetros.

A regata inaugural do oceano nasceu.

O Everest do oceano
Assim como o romantismo de sua origem, o romantismo de suas aventuras me atraiu.

A vulnerabilidade inata do homem enfrentou a imprevisível majestade do oceano.

Cada barco à sua mercê, tornando a conquista do espírito humano algo para se maravilhar. Eu certamente fiz, e ainda faço.

Fazendo parte da “tríade sagrada” das competições de vela – ao lado dos Jogos Olímpicos e da America’s Cup – a Ocean Race apresenta uma simplicidade modesta, mas brutal.

Não há medalha de ouro ou legado pessoal lucrativo.

Desdobrando-se dos holofotes, esse conflito é mais doloroso, poderoso e comovente.

É, inquestionavelmente, o Everest do oceano.

De inimigo para amigo
O passo final na minha conversão ocorreu na inspiradora constatação de que este era um detentor de direitos que não tratava de palavras, mas de ações. Uma regata não por esporte, mas por propósito.

Hoje, na linha de partida, está uma geração de concorrentes conscientes, cujo campo de jogo não é mais um inimigo, mas um amigo, em grande necessidade.

A Ocean Race é a precursora de uma evolução mais ampla do setor, de fins puramente lucrativos a fins lucrativos. Tornou-se uma plataforma influente e autêntica para acelerar a restauração da saúde dos oceanos e a igualdade de gênero.

Sua defesa é tão difundida quanto apaixonada; um encadeamento que conecta cada ponto da organização.

Auxílio à pesquisa
Os barcos estão equipados com tecnologia científica pioneira, permitindo às equipes de regata coletar dados valiosos sobre a poluição plástica marinha nos pontos mais remotos do oceano.

Desafiante norte-americano da America’s Cup embarca para a Nova Zelândia

31/05/2020 16:41

A equipe que defende o New York Yacht Club American Magic deixou sua base rumo a Auckland, Nova Zelândia, local da próxima America’s Cup.

O desafiante norte-americano saiu de Pensacola, na Flórida, e ficará na Oceania para os próximos eventos relacionados à competição.

São eles: World Series Auckland (17 a 20 de dezembro), Prada Cup (15 de janeiro a 22 de fevereiro de 2021) e 36ª America’s Cup (6 a 21 de março de 2021).

”Pensacola realmente cuidou de nossa equipe em todas as etapas. Embora seja triste sairmos, estamos animados com o que nos espera na Nova Zelândia. Nosso futuro está lá”, disse Terry Hutchinson, Skipper e diretor executivo da American Magic

A presença e o impacto da American Magic são sentidos em várias áreas nos EUA desde que a equipe foi fundada em 2017.

A cidade de Nova York é a sede da 44th St. do New York Yacht Club.

Várias cidades em Rhode Island, todas com fortes vínculos com a Copa América, tiveram papéis importantes na campanha, incluindo Newport, Portsmouth e Bristol.

Os dois barcos lançados pela equipe até o momento, incluindo o barco de teste AM38, conhecido como “the Mule” e o AC75 DEFIANT foram construídos em Bristol.

Ambos fizeram história em Narragansett Bay, com seus batizados e sessões de comissionamento, antes de seguirem para Pensacola para mais testes.

COVID-19

Como em todos os principais esportes do mundo, a pandemia do COVID-19 impactou significativamente o 36º ciclo da Copa da América e cada uma das equipes envolvidas.

Após o cancelamento dos dois eventos da ACWS na Europa, a American Magic não pôde navegar na Baía de Pensacola no início de março.

A equipe interrompeu as operações na água para proteger a saúde do pessoal da equipe, de suas famílias e da comunidade em Pensacola.

Felizmente, a equipe conseguiu progredir em áreas como design, produção, manutenção, logística e outras, enquanto seguia cuidadosamente as diretrizes de saúde estaduais, federais e do CDC em suas áreas de operação.

Embora ainda esteja para ser visto quando a Nova Zelândia abrirá as portas para o pessoal da Copa da América, Hutchinson disse que enviar DEFIANT para Auckland agora é a única opção para a equipe, uma vez que todos os fatores logísticos foram considerados.

“Não podemos ficar em Pensacola devido à aproximação da temporada de furacões. A partir de 1º de junho, a equipe não pode ser segurada nas mãos da Flórida”, disse Hutchinson.

“Enviar agora e chegar a Auckland em junho nos permitirá retomar o treinamento dentro do prazo”.

“Entendemos e respeitamos totalmente a cautela e o cuidado que o governo da Nova Zelândia está demonstrando em resposta ao COVID-19″, disse Hutchinson.

”Quando tivermos permissão para entrar na Nova Zelândia, a American Magic, é claro, aderirá a todos os protocolos de quarentena e saúde e fará o que for necessário para ser membros responsáveis ​​da comunidade. Nada é mais importante”.

O Emirates Team New Zealand é o atual detentor do título e como manda a regra, escolheu o barco (AC75) e os locais das regatas.

O ETNZ já está na final e esperará o adversário que sairá da Prada Cup, que será disputada entre 15 de janeiro e 22 de fevereiro de 2021.

Resumo da The Ocean Race Summits #2

29/05/2020 17:02

As principais vozes relacionadas a esporte e sustentabilidade se reuniram, nesta quarta-feira (27), para o The Ocean Race Summits # 2.

O ciclo de palestras e discussões era pra ser realizado em Haia, na Holanda, mas os participantes se apresentaram de forma online devido à COVID-19.

O evento teve a 11th Hour Racing, parceira de sustentabilidade da The Ocean Race, a principal regata de volta ao mundo .

O grupo mostrou que existem soluções para mudanças significativas e  chegou a hora de fazer isso acontecer com estratégias vencedoras.

Assista na íntegra — https://www.youtube.com/watch?v=zdmbAxp_OI4&feature=youtu.be

O evento reuniu uma gama diversificada de líderes e especialistas internacionais como Sebastian Coe, medalhista de ouro olímpico e um dos organizadores de Londres 2012.

”O planeta está respirando mais facilmente. Você olha para nossas grandes cidades e revertemos parte da limpeza do ar pela primeira vez em 40 anos…”’.

”As pessoas estão falando sobre o clima, o meio ambiente e as questões ecológicas de uma maneira maior”, contou Sebastian Coe, medalhista de ouro olímpico e chefe do World Athletics.

Em 26 de maio, 100 líderes da indústria, incluindo representantes do COI, UEFA, Fórmula E, FIFA, World Sailing e Fórum Econômico Mundial, entre muitos outros, se reuniram para um Workshop de Inovação para desenvolver soluções para os desafios enfrentados pelo esporte pós-COVID19.

“O patrocínio esportivo está mudando, está se tornando muito mais baseado em causas, principalmente nas regatas oceânicas, e é assim que nossa equipe é formada com a 11th Hour Racing”, disse Charlie Enright, co-fundador da 11th Hour Racing Team e duas vezes capitão da Ocean Race.

”Como atletas, temos a responsabilidade de liderar pelo exemplo. Eu acho que isso está incorporado na maneira como trabalhamos com nossos parceiros, na maneira como os desafiamos, na maneira como tentamos promover mudanças, na maneira como priorizamos a saúde e a sustentabilidade do oceano em nossa organização”.

O Ocean Race Summits # 2 contou com muitos outros tópicos e palestrantes, e mais informações estão em www.theoceanrace.com

Outros nomes presentes: Dr. Vladimir Ryabinin, Secretário Executivo da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) e Diretor Geral Adjunto da UNESCO; H.S.H. Príncipe Albert II de Mônaco; Peter Thomson, Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Oceano; Minna Epps, diretora do Programa Polar e Marítimo Global da IUCN; e Charlie Enright, co-fundador da 11th Hour Racing Team; entre muitos outros.

Veja a lista completa dos participantes ao lado — https://www.theoceanrace.com/en/the-ocean-race-summits/02/the-hague

“O futuro de nossos mares após a crise (da saúde) pode ser rapidamente esquecido se voltarmos aos mesmos padrões de antes”, disse o Príncipe Albert II.

“Precisamos aproveitar a situação e fazer um esforço conjunto para o oceano, sem demora”.

 

F-E promove corrida virtual nas ruas de New York

A disputa pela liderança do Desafio Formula E Race at Home – corrida virtual promovida pela Formula E – segue equilibrada e o próximo desafio será neste sábado (30).

A sexta etapa da competição em parceria com a UNICEF será no circuito de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Os pilotos terão como desafio um cenário já conhecido e que remete às últimas decisões do campeonato real: as ruas do Brooklyn.

A disputa pela liderança permanece acirrada.

O alemão Pascal Wehrlein (Mahindra Racing) segue na ponta, seguido pelo belga Stoffel Vandoorne (Mercedes Benz EQ) e o compatriota Maximilian Guenther (BMW i Andretti Motorsport).

Mas os três precisarão ficar atentos, pois terão adversários fortes nessa disputa.

O holandês Robin Frijns (Envision Virgin Racing) e o vencedor da etapa passada disputada em Berlim, o britânico Oliver Rowland (Nissan e.Dams), estão próximos do Top-3 na tabela de classificação, e uma vitória muda a briga pelo título.

Várias penalidades serão aplicadas na corrida virtual deste fim de semana, antes da largada.

Nyck de Vries (Mercedes-Benz EQ) foi punido com a perda de 20 posições no grid por conta de dois incidentes envolvendo os dois pilotos da NIO 333 Team.

O líder do campeonato Pascal Wehrlein, Robin Frijns e Oliver Turvey foram punidos com a perda de cinco posições no grid, o que exigirá dos três um bom desempenho no treino classificatório.

Outro piloto que tem conseguido bons resultados nas últimas etapas é o suíço Edoardo Mortara, companheiro do brasileiro Felipe Massa na ROKiT Venturi Racing, que parabenizou a Fórmula E e a UNICEF pela iniciativa.

”As corridas virtuais são legais”.

”É sempre bom correr e me divertir com os meus colegas de Fórmula E. Acho que a categoria fez um ótimo trabalho na organização deste campeonato online”.

No Challenge Grid, o esloveno Kevin Siggy (BMW i Andretti Motorsport) vem de uma importante vitória que lhe deu uma margem segura para seguir na liderança mesmo com um revés em Nova Iorque.

Mas seu grande adversário, Joshua Rogers, mais uma vez conseguiu ficar entre os dez pilotos que se classificaram nas eliminatórias online e promete dar trabalho neste fim de semana.

O top 10 da última corrida estará em ação novamente neste fim de semana em Nova Iorque, além dos pilotos permanentes (Charlie Martin e Axel La Flamme) e os convidados para esta etapa: Verena Mei (Audi Sport ABT Schaeffler), Cem Bolukbasi (BMW i Andretti Motorsport), Mike Channell (Panasonic Jaguar Racing) e Yifei Ye (NIO 333).

Os fãs da Fórmula E poderão acompanhar a prova ao vivo pelos canais oficiais da categoria (Facebook, YouTube, Twitter e Twitch) a partir das 11h30 (horário de Brasília).

A corrida virtual também será exibida às 14h30 no Fox Sports 2.

 

Novos horizontes para a regata Rolex Sydney Hobart Yacht 2020

O Aviso de Regata para a Rolex Sydney Hobart 2020 foi divulgado nesta sexta-feira (29).

A prova australiana, uma das mais importantes da vela oceânica internacional, será disputada em 29 de dezembro deste ano, no chamado Boxing Day.

Será a 76ª edição do evento promovido pelo Cruising Yacht Club da Austrália e as inscrições já estão abertas para o desafio de 628 milhas náuticas.

“A Rolex Sydney Hobart Yacht Race 2020 deve entrar mais uma vez para os livros de história, assim como a de 2019”, disse o comodoro do CYCA, Paul Billingham.

A novidade deste ano é a entrada da classe em duplas, visando o cronograma da Olimpíada de 2024, em Paris, na França.

A parceria da Rolex com a CYCA e seu principal evento começou em 2002.

O Aviso de Regata e a inscrição on-line estão disponíveis  — https://www.rolexsydneyhobart.com/competitors/online-race-entry/

#RolexSydneyHobart

IMOCA Prysmian Group pronto para as regatas

28/05/2020 15:14

Mais um barco IMOCA foi lançado para a Vendée Globe 2020, regata em solitário de volta ao mundo e sem escalas.

Nesta quarta-feira (27), em Lorient, na França, o italiano Giancarlo Pedote mostrou seu novo 60 pés IMOCA Prysmian Group.

O navegador e sua equipe barco passaram os últimos meses reformando a embarcação, que tem a bandeira da associação Electriciens sans Frontières,

No momento, o barco já passa por testes visando as próximas etapas.

O barco está inscrito na Vendée-Arctique-Les Sables d’Olonne, que deverá ser 4 de julho. O evento que antecede a Vendée Globe pode ainda ser cancelado.

”Hoje, 80% do barco está na configuração da Vendée Globe”, disse Giancarlo Pedote.

”A idéia é validar o trabalho realizado neste inverno”.

”Quando todos os sistemas voltarem a funcionar, procuraremos confirmar as várias configurações de navegação relacionadas à bateria, piloto automático e calibração dos instrumentos”.

”O objetivo nos próximos meses é tornar o barco confiável”.

”As equipes técnicas e especialistas externos ajudarão a garantir que as coisas funcionem sem problemas”.

De fato, após o Transat Jacques Vabre do ano passado, o barco passou por uma reforma.

E demorou mais a ficar pronto pela crise prolongada da COVID-19.

Com o cancelamento das duas principais provas transatlânticas programadas para o início da temporada entre Brest (FR) e Charleston (EUA) e Nova York (EUA) – Vendée (FR), a IMOCA conseguiu, desde então, arrumar o programa e oferecer uma regata diferente: A Vendée-Arctique-Les Sables d’Olonne.

Citada acima, a prova terá 3.600 milhas náuticas em um grande circuito triangular do Atlântico Norte, começando e terminando em Les Sables d’Olonne, na França.

Já a Vendée Globe deve largar em 8 de novembro da mesma cidade francesa.

Texto: Flávio Perez | Diarinho

Copa del Rey MAPFRE só em 2021

27/05/2020 13:14

Após 38 anos ininterruptos de evento, a organização da Copa del Rey MAPFRE tomou a decisão de não realizar a semana de regatas em Palma de Maiorca, na Espanha.

Marcada para agosto deste ano, a competição de vela oceânica reúne em média 3 mil pessoas de 30 países.

Os representantes da Copa del Rey falaram em ‘responsabilidade sanitária’ para passar o evento para 2021.

O mesmo ocorreu com outros eventos de vela, incluindo a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, competição que mais se aproxima à Copa del Rey.

No comunicado, os espanhóis reforçaram o óbvio. ”A pandemia da COVID-19 obrigou a tomar fortes medidas restritivas sociais e desportivas, a “responsabilidade sanitária” sempre foi o principal ponto de mira do Comitê Organizador”, disse Emerico Fuster, organizador do evento e presidente do Real Clube Náutico de Palma.

”Foi a decisão mais dura de tomar! Acima de tudo, nós sempre buscamos garantir a saúde dos nossos parceiros, nossos funcionários, atletas e todos os convidados da Copa Del Rey MAPFRE”

”Sem dúvida 2021 será um momento especial que nos fará lembrar a responsabilidade como sociedade perante um problema sanitário mundial”.

Foto: Maria Muina

IMOCAs voltando pra água na França é bom sinal para Vendée Globe

25/05/2020 14:15

A organização da Vendée Globe deve anunciar nos próximos dias se continuará com o mesmo cronograma para a regata.

A Volta ao Mundo em solitário e sem escalas está programada para largar em 8 de novembro, da França para uma aventura.

Mas enquanto os representantes da Vendée Globe fazem mistério,  os velejadores e suas máquinas IMOCAs já voltam pra água aos poucos.

Desde a segunda semana do mês, navegadores fazem testes com seus 60 pés.

Um deles é o francês Armel Tripon (L’Occitane en Provence), um dos mais cotados a vencer a regata.

”Estamos voltando ao nosso trabalho real, ao trabalho adequado!”

”Quanto mais chegávamos ao final do confinamento, mais o desejo de velejar realmente aumentava. Não navegar gerava uma verdadeira penúria”.

Para alguns, esse período se mostrou muito caro em termos de atraso na programação.

A britânica Pip Hare relatou como foi seu trabalho no SuperB (agora Pip Hare Ocean Racing)

”Quando o bloqueio da COVID aconteceu, tínhamos começado a pintar os decks do SuperB e literalmente tivemos que baixar as ferramentas e sair do trabalho por um tempo”.

Jeremy Waitt

”Basicamente, o programa ficou para trás em cerca de seis semanas”.

”Estamos apenas começando a acelerar as coisas novamente e esperamos começar no início de junho”.

Nunca esperava ter seis meses de folga. Meu objetivo é tentar estar pronta para a regata classificatória”.

Luz no fim do túnel

“O aspecto positivo do confinamento é que fizemos algumas das coisas que planejamos mais tarde, mas realmente o período foi estressante”, resume o capitão francês Sébastien Simon (Arkéa-Paprec).

“Eu não sou alguém que precisa se adaptar, eu gosto de estar no controle do meu tempo, de me preparar de maneira ordenada e programada”.

”Faz seis meses desde que o barco está na água e isso leva muito tempo agora”.

”Mas acho que agora há luz no fim do túnel. Só tenho uma coisa que quero fazer: velejar muito e por muito tempo! ”

O alemão Boris Herrmann (Malizia II) relançou seu IMOCA em 20 de maio.

Ele diz que deveria voltar no dia 6 de abril.

“No momento, eu estou impaciente por estar de volta à água, mas, na verdade, tudo correu bem, tínhamos dois ou três caras trabalhando a maior parte do tempo na base, mas não temos nada testado no momento”.

O relançamento do Groupe Apicil também foi adiado.

Estava marcado para 10 de maio. Damien Seguin terá que esperar um pouco mais para poder gastar e sua energia latente reprimida de velejar.

O bicampeão paralímpico francês e velejador da última Transat Jacques Vabre sente que não se saiu tão mal.

“Todo esse período fez uma diferença real entre os barcos prontos mais cedo e os prontos mais tarde”.

”Tenho sorte, consegui meu parceiro patrocinador mais cedo e meu barco mais cedo. Estou satisfeito com minha preparação e planejamento geral durante os últimos três anos”.

E os barcos de nova geração lançados mais recentemente?

Nicolas Troussel, cujo Corum entrou pela primeira vez em 5 de maio, confirma que precisará adaptar seu programa original.

“Tudo foi criado desde o início para que este projeto seja bem-sucedido e forme um lançamento tardio”.

”Tudo isso mudou as coisas, mas faremos o máximo que pudermos”.

Como citado acima, os velejadores podem correr a Vendée-Arctique-Les Sables d’Olonne, prova de 3.600 milhas náuticas.

É uma regata-teste para a Vendée Globe na costa da França previamente marcada em 4 de julho.

A confirmação se terá ou não prova será no início de junho.