Home Serviço Vantagens

Vantagens

Normalmente as povos costumam traçar perfis das outras nações com caraterísticas que acabam virando estereótipos, que são generalizações que acabam atingindo de forma equivocada todos os elementos que compõem o conjunto. Assim se classificam os argentinos de prepotentes, os portugueses de burros, os franceses de fino trato, os italianos de explosivos, os gregos de mentirosos e vai por aí. Nossa nação multifacetada como é, acaba tendo alguns perfis de reconhecimento nada elogiáveis, tais como indolentes, corruptos, porém os que mais se destacam é o jeitinho brasileiro e o gosto de querer levar vantagem em tudo.
Este último, erroneamente, alguns atribuem como originária da lei de Gerson que fez uma propaganda de cigarros e dizia da “vantagem” em escolher o cigarro Vila Rica, “cerrrto”?
Na realidade a propaganda na época não criou o gosto de levar vantagem e sim explorou o gosto já existente do brasileiro de querer aproveitar todas as oportunidades que se lhe oferecem. Esta ânsia pela vantagem ou ganho em cima dos outros já é bem antiga desde a formação da nossa nacionalidade, uma ante cultura impregnada no consciente coletivo, de forma natural e aceita pela maioria como algo moral e desejável, merecedora de aplausos, o que convenhamos, de fato é deplorável.
Este “levar vantagem” está tão entranhado em nossas mentes, que continua sendo explorado em quantidades generosas pelos apelos comerciais, tentando conseguir a adesão da massa em promoções que seriam ridículas se analisadas friamente e à luz da razão.
No caso das propagandas comerciais, quem não conhece “Pague 5 e leve 6 sabonetes”, “Pague 900 gramas e leve 1 kg de achocolatado”, caixas de produtos com uma tarja colorida de forma diferente contendo a expressão “estes 10% são grátis para você”? Ora, ora, quando se leva os 6 sabonetes, estão sendo pagos os 6, ninguém está dando 1 de graça para ninguém. Quando se diz que você está levando um quilo e pagando 900 gramas, é lógico que você está pagando mesmo os 1.000 gramas e os 100 gramas supostamente adicionais já estão inclusos. Muitos alegam que sabem disto, porém subliminarmente estão massageando o seu ego e o gosto de pensar que estão aproveitando de uma situação, levando vantagem.
O pior, imaginando que estão levando vantagem sobre o fabricante do produto que lhes está dando algo gratuitamente às suas expensas, pensando que não devem deixar de aproveitar a oportunidade que lhes caiu do céus.
Trata-se apenas de uma tática para vender para uma massa que gosta de ter a sensação de que está “levando vantagem”, pois sabem que este é o perfil da nossa nação, repleta de aproveitadores de oportunidades. Infelizmente este perfil sai do âmbito comercial e permeia em todos os campos da nossa sociedade, incluindo o plano político hoje exposto para quem quiser ver.

Ass: Roberto Barbieri – Passos – MG – https://rrbarbieri.wordpress.com
(Transcrito Ipsis Litteris)

Compartilhe: