Home Notícias Variedades Mostra Hayao Miyazaki em sete cidades catarinas

Mostra Hayao Miyazaki em sete cidades catarinas

Obras-primas de diretor japonês entram em cartaz no Sesc; todas gratuitas

“Meu amigo Totoro” será dia 28 às 16h

De 28 a 30 de março, o Sesc em Santa Catarina apresenta a mostra de cinema de animação Hayao Miyazaki em Florianópolis, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Lages, Chapecó e Cine Teatro Mussi em Laguna. Em todas as cidades, a entrada é grátis.
Serão exibidas três obras-primas do cineasta, considerado um dos mestres da animação japonesa: “Meu Amigo Totoro”, “Princesa Mononoke” e “Nausicaä do Vale do Vento”.
Os ingressos gratuitos devem ser retirados com uma hora de antecedência no local do evento. Em Itajaí, as exibições serão sempre às 16h.
Miyazaki é membro fundador do “Studio Ghibli”, consagrado estúdio de animação do Japão que contribuiu fortemente para o desenvolvimento do gênero no mundo, trazendo maior profundidade e beleza.
Em 2014, recebeu um Oscar Honorário pelo seu impacto no cinema – o segundo de sua carreira. Em 2003 ganhou a estatueta de Melhor Filme de Animação com “A Viagem de Chihiro”.
A programação abre no dia 28 de março com “Meu Amigo Totoro” (1995). Satsuki e Mei vão morar no interior para ficarem mais próximas da mãe, que está internada em um hospital. Seu novo vizinho, Totoro, é um curioso ser, cuja moradia é a árvore de cânfora ao lado da nova casa.
No dia 29 de março será exibido o filme “Princesa Mononoke” (1997), uma fábula sobre a eterna luta entre o homem e a natureza, sem bons ou maus, vencedores ou perdedores. O guerreiro Ashitaka é atacado por um demônio que o amaldiçoa. Para compreender o mal que o aflige, ele viaja para as terras de um outro clã. Nestas terras se depara com a luta entre humanos e os deuses da floresta e encontra a princesa Mononoke, que foi criada por lobos.
A mostra encerra no dia 30 de março com “Nausicaã do Vale do Vento” (1985). Após os 7 Dias de Fogo, o mundo sofre com ecossistemas tóxicos e a humanidade se encontra em frangalhos. Nausicaä, a princesa do Vale do Vento, tenta compreender o que está acontecendo com a natureza e salvar a humanidade da sua própria belicosidade.

Compartilhe: