Home Notícias Política Volnei assume prometendo recuperar o porto de Itajaí

Volnei assume prometendo recuperar o porto de Itajaí

Novo prefeito peixeiro diz que Itajaí começará o ano ganhando ajuda do governo federal para bombar o porto

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (PMDB), o vice Marcelo Sodré (PDT), e os vereadores eleitos, tomaram posse no domingo à tarde, em sessão solene na Câmara de Vereadores. O vereador Thiago Morastoni (PMDB), na condição de presidente do legislativo por ter sido o mais votado, deu posse ao pai em ato histórico na cidade. Logo depois da posse, os vereadores elegeram a mesa diretora (veja matéria na página 4 desta edição).
No discurso da posse, Volnei se mostrou emocionado e afirmou que iria guardar para toda a vida o momento em que o filho lhe empossou. Em seguida, passou a pontuar medidas e compromissos de campanha, entre eles políticas públicas para crianças e idosos. Além disso, garantiu que quer deixar um legado de qualidade de vida para os itajaienses e fazer um governo participativo.
O novo prefeito falou sobre a crise econômica que atinge a cidade, mas disse que é preciso vislumbrar oportunidades. Anunciou ainda que o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, virá a Itajaí dia 21 de janeiro para assinar a ordem de serviço para as obras de dragagem no canal de acesso ao Complexo Portuário do Itajaí. Com isso, a profundidade do rio, prejudicada nas cheias, voltará a 14 metros. Volnei espera que o ministro anuncie também um aditivo para concluir as obras dos berços 3 e 4 do porto, em aproximadamente quatro meses.
Ele ainda pontuou outras questões importantes para a cidade e que foram compromissos na campanha, como a conclusão da Bacia de Evolução, da Via Portuária e da prorrogação do contrato de arrendamento do porto pela APM Terminals.
Outro ponto de seu discurso foi a retomada da municipalização plena da administração do porto de Itajaí, que acabou prejudicada com o marco regulatório dos portos, de 2013. “Vamos recuperar o sucesso do nosso porto. Algumas medidas podem exigir a declaração de falência econômica temporária, mas isso não nos assusta porque já estamos vislumbrando novas oportunidades”, afirmou. 

Projeto anticorrupção chegará logo à câmara
O novo prefeito também explicou que irá mandar para a Câmara, logo no início deste ano, os projetos da lei anticorrupção, do código de ética do servidor público e a proposta para a criação de uma coordenadoria de integridade dos atos do governo.
Volnei reforçou ainda promessas de campanha como incentivo ao turismo e prioridade à saúde, com foco na atenção básica. Na educação, falou que vai valorizar os servidores e implantar projetos como o Escola Aberta e ampliar as vagas nas creches, se necessário comprando vagas da rede privada.
Ele garantiu novamente a implantação da Guarda Armada com bases nos bairros Santa Regina, Limoeiro e Arraial dos Cunha.
Também promoteu mandar ao Legislativo um projeto para criar uma secretaria Especial de Expansão Urbana para atender principalmente a região do entorno da rodovia Antônio Heil – criando, inclusive, uma estrutura administrativa em Arraial dos Cunha para atender essa população. “É para essa região que Itajaí vai crescer e precisamos de um plano diretor para nortear o crescimento”, observou.
Outro assunto que entrou no discurso de Volnei foi a folha de pagamento da prefeitura. Segundo o prefeito, é preciso corrigir injustiças e rever alguns pontos para que isso não afete os investimentos na cidade. “Hoje estamos caminhando para que toda a arrecadação do município seja destinada à folha, e precisamos achar um ponto de equilíbrio”, comentou. 

Compartilhe: