Home Notícias Geral Outono começa com tempo fechado e friozinho

Outono começa com tempo fechado e friozinho

As manhãs e noites são mais frias, mas rola um calorão durante as tardes

Dias mais curtos estão chegando

Céu encoberto e chuva em pontos isolados na região vão marcar o início do outono, que começaàs 7h29 de hoje. Esse é o horário do chamado equinócio de outono, quando o dia e a noite terão a mesma duração, em função da posição da terra na órbita ao redor do sol. À medida que a estação avança, os dias ficam menores que as noites até o início do inverno, em 21 de junho.
Segundo a previsão do Ciram/Epagri, o outono deve ser de chuva e temperatura dentro das médias. Isso porque a estação não vai sofrer com a influência dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, responsáveis por ocorrências extremas, como frio intenso, chuvas fortes e temporais.
Pelos meteorologistas da Epagri, com o início do outono, as frentes frias vão chegar com mais frequência e trarão a chuva. Neste mês de março deve chover bastante, com média fechando de 160 a 200 milímetros de precipitação no litoral. Em abril e maio, no entanto, a chuva diminui, com média mensal na casa dos 100 mm. Ou seja, nada fora do normal.
O frio, no entanto, pode chegar mais forte em algumas regiões, especialmente nas cidades serranas do sul. Devido às primeiras massas de ar frio que vão passar por Santa CatarinaMesmo que catarinense a partir desta semana, há possibilidade de geada e formação de nevoeiros. O frio mais intenso é esperado para maio, quando os termômetros devem despencar na maioria das regiões.
A previsão não descarta o famoso veranico de maio, com dias em que as temperaturas ficam acima dos 30 graus.

Calorzinho
Conforme o centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), o sul do país deve registrar temperaturas mais altas nesse início de estação em relação ao restante do Brasil. “O começo do outono ainda é quente, porque o clima está mais relacionado com o verão do que com o inverno. Se chegar uma frente fria, a temperatura cai”, diz a meteorologista do instituto, Renata Tedeschi.
Para essa semana, o sol deve predominar só a partir de quinta-feira. Até lá, o tempo fica fechado com muitas nuvens, com o sol podendo aparecer em poucos períodos. As temperaturas devem ficar entre 19 e 25 graus hoje e amanhã. O clima passa a esquentar na quinta, podendo chegar aos 30 graus.
Pelas características da estação, os dias vão começar mais friozinhos, com as temperaturas aumentando ao longo do dia e fazendo o maior calor à tarde.

Compartilhe: