Home Notícias Geral No Dia do Consumidor, Procon de Balneário divulga balanço de atendimentos

No Dia do Consumidor, Procon de Balneário divulga balanço de atendimentos

Para marcar o Dia Mundial do Consumidor, o Procon de Balneário Camboriú divulgou nesta quarta-feira (15) um relatório com os atendimentos realizados pelo órgão durante este ano. O Dia Mundial do Consumidor foi criado para lembrar os direitos das pessoas que consomem, de modo a reforçar o compromisso dos fornecedores em respeitar as leis que os protegem. 

Segundo o relatório,desde o início do ano até o momento foram realizados 1236 atendimentos, com percentual de resolução de demandas de aproximadamente 80%. Isso significa uma média de 30 pessoas por dia. Até agora, foram realizadas 189 fiscalizações. O total de multa pecuniária aplicada pelo órgão soma R$ 255.094,59. Foram recebidos em 2017, a partir desta aplicação, o valor de R$ 89.866,05. De Dívidas Ativas, foi encaminhado um total de R$ 2.097.725,11.

Para não ser enganado

O Procon atua também na orientação e resolução de problemas e a primeira dica é pesquisar os produtos e serviços antes de comprar. A lei garante que, no caso do produto apresentar defeito, a loja ou fabricante deve reparar a falha em até 30 dias. Compras realizadas pela internet, catálogos ou telefone, por exemplo, podem ser canceladas no prazo de sete dias a partir da entrega do produto.

O órgão alerta ainda que, toda informação transmitida ao consumidor, por meio de publicidade, embalagens ou mesmo declarações dos vendedores, torna-se uma cláusula contratual a ser cumprida pelos lojistas e fabricantes. Para facilitar a resolução destes problemas, foi lançado em 2014 o site consumidor.gov.br que funciona como um complemento aos Procons. A ferramenta visa promover acordos entre consumidores e empresas sem que seja necessário recorrer à Justiça.

Outras dúvidas podem ser tiradas junto ao PROCONBC, que fica localizado na Rua 2000, nº 856, no centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Em 2017 o Proncon de Balneário Camboriú já realizou 1236 atendimentos, com percentual de resolução de demandas de aproximadamente 80%.

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