Home Colunistas Coluna do JC Levou na espinha

Levou na espinha

O prefeito Fabricio Oliveira (PSB) aproveitou o fim de semana para discutir com moradores e comerciantes do calçadão da Central as melhorias do tradicional ponto turístico

O vereador Edson Lapa, o Bonzinho (PR), fez revelações pra lá de interessantes na entrevista que deu aos radialistas Zélio Prado e Benício, no último sábado, na rádio Difusora. Lapa disse que foi prejudicado pelo pular de galho de Maurílio Moraes nas eleições municipais.

Pimpão
Pra quem não se lembra, Maurílio Moraes havia posado todo pimpão pra foto com direito a aperto de mão com o barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), em reunião do PR com pastores, e dias depois se lançou candidato a vice-prefeito na chapa da tucana, da minha musa BBB, Anna Carolina.

Sem adesivo
Lapa, que é pastor fundador do Mevam, revelou que soou como traição para os evangélicos a atitude de Maurílio. Por conta disso, perdeu muitos votos. A saia justa fez com que a maioria dos apoiadores do vereador pastor não aceitasse o adesivo com a cara da Anna e do Maurílio. O grupo do PR estava preparado para apoiar o PMDB, até porque o próprio Maurílio tinha manifestado desejo em ser vice do Volnei.

Intervenção
Aos 45 do segundo tempo entra em cena a figura do presidente da comissão provisória do PR estadual, deputado federal Jorginho Mello. O grupo do PR de Itajaí foi à Capital e ouviu de Jorginho que deveria fechar aliança com Anna. Fábio Rezes, o Fabinho, presidente do PR daqui, os vereadores Dulce, Rafa da Padaria e o próprio Maurílio, além de Lapa, ouviram que a decisão estava tomada e quem não gostasse poderia sair fora.

28 com Volnei e 4 com Anna
Neste encontro na capital manezinha foi apresentado ao presidente da sigla uma ata com 28 dos 32 pré-candidatos desejando aliança com Volnei, sobrando somente quatro que queriam ir com a galega emplumada. Mesmo assim Jorginho foi irredutível. E pela audácia de Fabinho em peitar a decisão de Jorginho, o deputado o exonerou dias depois de sua assessoria, ainda durante a eleição.

Gern presidente do PR
O bocudo radialista Zélio Prado questionou Lapa sobre o zum-zum-zum da ida do ex-vereador pepista, o topetudo Osvaldo Gern para o PR, para ser presidente e candidato a deputado. Lapa fez boas referências ao nome de Gern, mas rechaçou a ideia de intervenção.

Nada contra
“Oficialmente, nós dão fomos consultados. Intervenção já ocorreu na eleição; lá eu era candidato. Agora sou vereador eleito. O PR tem dois vereadores e nós precisamos ser consultados. Nada contra o Gern, mas existem outras lideranças no partido e elas precisam ser ouvidas”.

Pau nos cornos
Dar conta da agenda de uma city como Balneário Camboriú, que tem variadas e urgentes demandas, não é fácil. Muitas vezes o horário de expediente do serviço público tem que ser duplicado para dar à população as respostas que exige. O prefeito Fabricio Oliveira (PSB) percebeu isso e tocou o pau nos cornos, fazendo seus getsores se estrebucharem.

Corrida contra o tempo
O fim de semana virou de trabalho. As noites servem de tempo de troca com a população. A agenda de Fabricio do final de semana incluiu vistoria do calçadão da Central, que está passando por reformulação e reorganização. Nas reuniões com a comunidade durante a semana, o prefeito convocou todos os secretários a participar. Ai que dor!

Correria
Ainda no sábado, Fabricio acompanhou o mutirão de consultas e exames ginecológicos do Posto de Saúde Central e despachou com o secretário de Obras, Edson Kratz, as ações que devem ser desenvolvidas pela pasta nos próximos dias. A cobrança por desempenho está trazendo resultados.

Mutirão
O sistema de mutirões na saúde zerou a fila de consultas de clínico geral, que acumulava demanda de mais de três mil atendimentos no ano passado. Hoje, o cidadão marca a consulta no Posto de Saúde Central num dia e é atendido no outro. Na pediatria a ação do governo multiplicou as consultas, que eram 12 por dia e hoje são 60. Aí também se marca consulta de um dia pro outro.

Exemplo
Ver o prefeito na rua resolvendo os problemas da população é o sonho de consumo do eleitor cansado de promessas não cumpridas. O exemplo de Fabrício está dado. Resta conferir quem segue a receita.

Tá midiático
O ex-prefeito Edson Periquito (PMDB), quando foi prefeito da Maravilha, dificilmente fazia vídeos nas redes sociais, mas agora que está com mais tempo, tomou gosto pela coisa. Pirica já fez um vídeo criticando o sucessor Fabrício Oliveira (PSB), por conta da falta de médicos pediatras no PA da Barra e também pelo vandalismo na Pinguela, ops, na Passarela da Barra, que está sem segurança, segundo o homem pássaro.

Pau no Temer
Agora, Piririca desandou sobre o tema da reforma da Previdência, e já produziu dois vídeos sobre o tema, se colocando contrário as ideias do seu líder Michel Temer. “Volto a falar que sou filiado do PMDB há mais de 15 anos e que me posiciono veemente contra a posição do Pacional sobre a proposta de reforma elaborada pelo Governo Federal.

“Vergonhoso”
“Querem escravizar o povo brasileiro pela falta de capacidade técnica de elaborar uma proposta onde o trabalhador não seja penalizado por algum erro que não foi ele que cometeu. Temos que pedir a opinião dos nossos parlamentares catarinenses para sabermos se terão coragem para votar contra 60 milhões de crianças e adolescentes, 110 milhões de adultos e 20 milhões de idosos brasileiros”, argumentou Periquito.

Phoder
Pirica ainda pede que as pessoas comentem e compartilhem o vídeo. Dá a entender que não está morto quem peleia. Estaria pavimentando o seu caminho rumo à leleia, enquanto a administração municipal vai tentando desmerecer os feitos de Periquito? O homem vai comendo pelas bordas e logo deve chegar ao centro, digo, voltar ao poder. Ou não?

E as criancinhas???
A prefa da Maravilha encontrou uma dívida de mais de 600 mil reais do governo anterior na contratação de médicos pediatras para o PA da Barra e mandou cancelar os serviços. Só esqueceram que a licitação para contratar uma nova empresa deve levar cerca de três meses para atender os trâmites legais e neste período, ameaçou fechar o PA da Barra. Num phode!

Desgaste
A prefa teve que desmentir o boato e ainda demitir uma enfermeira “responsável” por um anúncio, pedindo para os funcionários da recepção mentirem às pessoas que buscavam consultas aos pequenos. Medidas econômicas dos novos governos são sempre bem-vindas em tempos de crise, desde que não seja o povo que pague a conta pela falta dos serviços.

Farinha pouca…
Nesse início de governo os demagogos de plantão estão aparecendo aos montes. Uma pá de vereadores fala pra quem quiser ouvir que é independente, não tem cargos, ninguém “manda no seu posicionamento” e coisa e losa. Mas nem tudo que parece é…

… Meu Pirão Primeiro
Essa semana pipocou a informação de que outro vereador “independente”, membro da mesa diretora da Câmara de Itajaí, emplacou um chegado em função gratificada na Piramidal Casa do Povo e também indicou a Gerente de Recursos Humanos do Semasa, pois a moça se estrebuchou em sua campanha.

Tristonho Júnior…
Tem linguarudo de plantão chamando o vereador de “Tristonho Júnior”, pois ambos já militaram no mesmo partido e, dizem as línguas frouxas, estão fazendo o mesmo jogo de “independência”. Hummmmmm…

Parlanada
O Parlanada, ops, ParlAmfri ainda existe? Entidade criada pelo ex-vereador Luiz Carlos Pissetti (PSB) e, depois rejeitada por ser criador, sob a alegação que foi desvirtuada. O intuito seria congregar as excelências excelentissímas e fortalecer a representativida legislativa na Amfri. Infelizmente, foi abusada e usada com fins meramente politiqueiros.

JC
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Compartilhe: