Home Colunistas Coluna do Frei Betto São Paulo, Quaresma de 2017

São Paulo, Quaresma de 2017

Queridos amigos e amigas,
Como todos os anos, volto à Campanha de Quaresma – tempo de solidariedade e justiça. Este ano a obra social escolhida é a Associação Casa dos Sonhos, fundada em 2004 pelas irmãs dominicanas que atuam nas comunidades da periferia do município de Santa Rita (PB).
Com mais de 120 mil habitantes, Santa Rita tem o mais alto índice de homicídios de adolescentes na faixa etária de 12 a 18 anos. A população sofre com a falta de direitos sociais básicos, como educação, saúde, moradia e segurança. Em meio a tantas dificuldades, a Casa dos Sonhos constitui a única referência afetiva e social para mais de 200 famílias da comunidade.
Trata-se de uma associação civil sem fins lucrativos, com a finalidade de dar apoio a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza.
A instituição acompanha, diretamente, 120 crianças e adolescentes; 75 famílias; e 30 mulheres; e, indiretamente, 200 famílias da Comunidade Santo Amaro do Loteamento Boa Vista, de Várzea Nova, no município de Santa Rita. As famílias são escolhidas entre as mais necessitadas e que garantem a frequência escolar das crianças.
A principal atividade da Casa dos Sonhos consiste em garantir direitos e deveres de crianças e adolescentes através da segurança alimentar, física e psicológica; saúde integral (terapias integradas); educação de qualidade – alfabetização, português, matemática, educação ecoambiental, informática; capacitação profissional; valorização de capacidades artísticas (música, dança, percussão, artesanato, circo); e prática de esportes.
Com 13 anos de presença ativa na comunidade, a Casa dos Sonhos já conseguiu reverter situações de violência e delinquência infanto-juvenil, assim como motivar a reinserção social pela aprendizagem escolar. A capacitação abre oportunidades de inclusão no mercado de trabalho e atua na promoção das mulheres.
Para realizar todas essas atividades, a Casa dos Sonhos recebe doações. Algumas de pessoas físicas, outras de instituições nacionais e internacionais. Porém, as crises que afetam o Brasil e o mundo repercutem na sustentabilidade da Casa dos Sonhos. Nos últimos anos, diminuíram as doações e aumentaram as necessidades das famílias.
Nesta Campanha de Quaresma, solicito apoio ao projeto APRENDER BRINCANDO, cujos objetivos são intensificar e qualificar as atividades de práticas de leitura, ampliando-as para a comunidade, e criar um espaço lúdico pedagógico que favoreça o desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Terão prioridade crianças, adolescentes, jovens e adultos que têm dificuldades no aprendizado escolar, em especial na leitura e na escrita.
Para tornar este projeto realidade, a Casa dos Sonhos iniciou a construção de uma brinquedoteca e uma biblioteca destinadas à comunidade local.
Acompanhe as atividades através da rede social: https://www.facebook.com/Casa-dos-Sonhos
Sua doação, ainda que de R$ 1, pode ser feita através de:
BANCO DO BRASIL
Agência: 011-6
Conta Corrente: 21.281-4
Associação Casa dos Sonhos
CNPJ: 11.107.311/0001-70
Endereço: Rua Joaquim Gomes de Castro, 488. Loteamento Boa Vista, Várzea Nova, Santa Rita, PB, Brasil.
Se precisar de recibo ou alguma outra informação suplementar entre em contato com:
Irmã Judith Gomez: casadosonhos2009@terra.com.br
Judith_gch@yahoo.com.ar
Tel: (83) 3229 1952 / 3232 6649 / 9 8873 6873
Gessika Kelly dos Santos, secretária administrativa: Casadosonhos2009@gmail.com
Tel. (83) 3229 1952 / 9 8642 7998

Agradeço a sua solidariedade. Deus lhe pague. Meu abraço com amizade e paz.

Coluna do Frei Betto
É um escritor e religioso dominicano, esteve preso por duas vezes sob a ditadura militar e essas experiências foram relatadas em diversos livros. Frei Betto recebeu vários prêmios por sua atuação em prol dos direitos humanos e a favor dos movimentos populares.
Compartilhe: